quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Exaltação da Santa Cruz

 A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor.

Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo. Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teriamos sido declarados livres, não teriamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno. É, portanto, grande e preciosa a cruz.

Assim, arrebendatas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo. A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida. Que a cruz seja a glória de Cristo.

Para exaltarmos ainda mais a cruz, podemos começar desde já a nos preparar para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá aqui no Brasil em pouco menos de um ano, a cruz símbolo da Jornada está percorrendo todas as dioceses do nosso país para que as pessoas que não tenham condições de acompanhar a jornada, vivam essa experiência de exaltação da cruz em suas comunidades.








O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.3, Ano 4, nº40, São Paulo, setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aniversariantes do mês de setembro


Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


  •  Francisca Esteves - 01/09
  • Domingas de Jesus da Silva - 04/09
  • Terezinha Leite - 05/09
  • Elizabeth Azevedo - 05/09
  • Angêlica - 08/09
  • Aurora da Conceição Garuti - 09/09
  • Maria dos Prazeres - 13/09
  • Maria Aparecida da Cunha - 14/09
  • Maria José Borges da Silva - 15/09
  • Leandra da Silva - 16/09
  • Elvira Silva - 16/09
  • Amandio Garcia Ferreira - 20/09
  • Maria Odete da Silva - 22/09
  • Izaura Alvarenga - 24/09
  • Francisca - 30/09



Salve Maria!




Postado por Marli Trindade Leal de Almeida

Nossa Senhora das Dores


Em 15 de setembro a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores.
Logo após o nascimento de Jesus, o coração de Maria já era ferido por diversas vezes, num total de sete grandes dores, que foram como espadas transpassando o Imaculado Coração de Maria:
primeira dor - na Apresentação do menino Jesus no Templo, o profeta Simeão anunciara que Jesus seria causa de queda e soerguimento para muitos, sendo um sinal de contradições. Maria viveu sua missão de mãe sabendo que seu amado Filho iria sofrer muito;
segunda dor - José avisado por um anjo em sonho, saiu às pressas com Maria e Jesus para o Egito, pois Herodes queria matar o menino;
terceira dor - Jesus com 12 anos de idade fica em Jerusalém e não acompanha a caravana onde estavam seus pais. Maria fica 3 dias sem a companhia de Jesus. A própria mãe relata ao Filho que seu coração estava aflito a Sua procura;
quarta dor - já iniciada a Paixão de Jesus, Maria encontra seu Filho no caminho da Cruz para ser crucificado. Eis o sofrimento de uma mãe de ver seu filho inocente ser condenado, ferido de açoites e humilhações. O silêncio de Maria reina em meio à dor intensa;
quinta dor - Maria de pé junto à cruz de Jesus, acompanhando a morte de seu Filho. Na certeza que desse acontecimento, acontecia a salvação da humanidade. Mesmo sofrendo, Maria ficava de pé;
sexta dor - Maria presencia a lança que fere o coração de Jesus, jorra sangue e água. O seu corpo morto é retirado da cruz e colocado nos braços de Maria, que acolhe com todo o amor de mãe;
setima dor - Sepultar o Filho. É o momento da triste separação, que deve abandonar o corpo no sepulcro e retornar para a rotina do dia-a-dia. Tanta desolação sofreu nossa mãe.
Nossa Senhora é vitoriosa, pois viveu as piores dores da vida, santamente. Peçamos a sua presença junto a nós para nos consolar e auxiliar a viver nossos momentos de tribulação, para que em nossos sofrimentos, fiquemos firmes -de pé!
"Basta-te minha graça porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força!" (II Cor. 12,9)




O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.3, Ano 4, nº40, São Paulo, setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Setembro mês da Bíblia

Ela é um presente de Deus, uma das maravilhas que nos foi deixada, não para ser somente um simples livro ou um objeto de decoração, mas sim, uma grande arma do bem para inundar de paz e amor o coração daqueles que acham que a vida é um deserto sem água e sem vida, e para tornar mais fortes aqueles que areditam no Cristo Ressucitado.

A Bíblia também é uma das maneiras das quais temos para falar com Deus, pois contêm palavras que nos transmitem vários sentimentos, que não devem ser trocados por meras coisas materiais. Devem sim, ser guardados e conservados no coração.
Tornemos uma constante o hábito de ler a Bíblia.

Dia 29 comemoramos o Dia dos Arcanjos do Senhor: São Rafael, São Miguel e São Gabriel. Que os anjos do Senhor protejam as nossas famílias, o nosso trabalho e os nossos governantes.
E, por ser 19 dia de Nossa Senhora da Salette, vai a oração Dela:

"Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.

Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a alegria de Deus e o amor de nossos irmãos."

Amém