domingo, 27 de novembro de 2011

Medalha da Imaculada Conceição

"A Santíssima Virgem disse-me então: 'Faze cunhar uma medalha segundo este modelo. As pessoas que a trouxerem depois de benzida receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem ao pescoço. Os que tiverem confiança receberão abundantes graças.'" (Santa Catarina Labouré)

Os Legionários darão grande valor a esta medalha, intimamente associada à história da Legião. A imagem da Medalha Milagrosa (1830), que enfeitou a mesa da primeira reunião, não foi escolhida de propósito; ela exprimia perfeitamente, no entanto, a característica devocional da organização que nascia debaixo do seu olhar.
Recomendou-se então nos trabalhos a utilização da medalha e, logo na primeira reunião, se usou a invocação nela gravada que, atualmente, faz parte da Catena, diariamente rezada por todos os membros. O desenho da Medalha faz parte do Vexillum da Legião.

O fato da Medalha fazer parte da espiritualidade legionária, e isto de muitas formas, merece um momento de reflexão. Será que foi apenas por acaso ou foi obra da Providência Divina? Poderá julgar-se pelas considerações seguintes:
  • A medalha tem como fim promover a devoção à Imaculada Conceição, apresentando-a, ao mesmo tempo, no seu papel de Medianeira da graça. Resume, assim, os vários aspectos particularmente considerados pela Legião -- Maria Imaculada, Mãe e Medianeira. A representação da Conceição Imaculada de Maria junta-se, no anverso, a do seu Imaculado Coração: aquela representa Maria concebida sem pecado, e esta mostra-a sem mácula em toda a sua vida.
  • O anverso da Medalha ostenta a imagem do Sagrado Coração de Jesus e a do Imaculado Coração de Maria, invocados ambos, desde a primeira reunião, nas orações iniciais da Legião. Sob a letra M, inicial do nome de Maria, encimada por uma Cruz, os dois corações, com os emblemas que os distinguem -- a coroa de espinhos e a espada da dor --, recordam a Paixão de Jesus e a Compaixão de Maria, que mereceram as graças abundantes que os legionários desejam levar aos outros em companhia de sua Mãe.
  • Coincidência admirável: a audiência em que S. Emª o Cardeal Verdier, Arcebispo de Paris, aprovou e abençoou a Legião, começou precisamente no dia e hora do primeiro centenário da aparição da Virgem a Santa Catarina Labouré, aparição que dizia especial respeito à França. Podemos, pois, afirmar que a Medalha foi assimilada pela Legião e de tal modo que a missão do legionário inclui a da Medalha. O legionário é como uma Medalha Milagrosa viva, instrumento humilde da Virgem, para derramar as suas graças através do mundo.
Há certa categoria de católicos que, ansiosos por se mostrarem avançados, "intelectuais", ridicularizam como superstição esta medalha e outras medalhas e escapulários. Esta atitude irreverante para com os sacramentais aprovados pela Igreja é arriscada. Opõe-se igualmente sa um série de fatos, pois é indiscutível que o uso da medalha constitui uma benção em muitas situações dramáticas. Soldados de Maria, os legionários hão de considerar a Medalha Milagrosa como sua munição especial. Maria lhes comunicará, estamos certos, uma dupla eficácia, nas mãos dos seus legionários.

Pela cerimônia da recepção da Medalha, tornamo-nos membros da Associação da Medalha Milagrosa, sendo desnecessária qualquer anotação em registros. Automáticamente, o membro passa a ter direito às indulgências ligadas à Associação.

A festa própria da Medalha Milagrosa celebra-se a 27 de novembro.



Salve Maria!




-- Manual Oficial da Legião de Maria, Apêndice 6 - A Medalha da Imaculada Conceição Chamada "Medalha Milagrosa", p.340-342, São Paulo, 1996.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra

"Black is beautiful", diz o refrão de uma música que fez grande sucesso na voz de Elis Regina, nos anos 70. Deus nos fez brancos, negros, vermelhos e amarelos. Ninguem mais do que os seres humanos, em toda a criação, apresenta tanta diversidade: compleição física, traços fisionômicos, cor da pele, dos cabelos, dos olhos... Bonitas imagens pudemos contemplar durante as transmissões dos Jogos Olímpicos, porém, mais do que as paisagens, as instalações físicas ou as coreografias, destacaram-se os corpos, os rostos, a mistura de povos e raças unidos por um ideal.
Divina diversidade!

A nossa semelhança com Deus não está na aparência física, todos sabemos, mas no espírito. Nisto somos todos iguais, independentemente da raça, da cor, da origem, das posses, momento histórico, da geografia...

Um país como o nosso, construído com o esforço e o trabalho de tantas raças não pode ser um país racista.
20 de novembro é dia de Zumbi. É o Dia Nacional da Consciência Negra. Os negros foram trazidos para cá, tornados escravos; sofreram todo tipo de constrangimento, humilhação e maus tratos. O que se fez com eles é inominável, foi criminoso.

Tem gente mal formada e mal informada que precisa refletir sobre suas atitudes e preconceitos em relação aos negros. Todos nós somos responsáveis pelo resgate pleno de sua dignidade e pela conquista plena de seus direitos. Como cristãos, então, é maior ainda a nossa responsabilidade.
Pense nisto! Faça algo!



BRAGGIO, MARIO A. - Equip. Com., Jornal do Senatus, Ano 4, nº 43, São Paulo, novembro de 2000.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Novembro


Novembro é o mês em que procuramos rezar com maior intensidade pelos falecidos, aqueles que nos precederam. São pais, filhos, maridos e esposas, irmãos e amigos, pessoas que conviveram conosco e que agora fazem parte de outro "estágio" da Igreja. Morreram para este mundo, mas continuam vivos na Glória de Deus e nos nossos corações. É o mês da esperança e da lembrança. A Igreja, como boa mãe, convida os seus filhos a lembrarem-se uns dos outros, mas não somente isso, porque seria muito pouco. Nós cristãos, podemos ajudar com a nossa oração, os nossos irmãos, e eles por sua vez, podem interceder a Deus por nós. É um intercâmbio espiritual em nivel de fé, também chamado de Comunhão dos Santos.

O dia 2 de novembro, em todo mundo católico, é marcado pela comemoração de Finados. Vamos ao cemitério, participamos da Missa, rezamos terços ao redor dos Túmulos, homenageamos os mortos com ofertas de flores.

Acreditamos que a morte não é o fim, o aniquilamento de uma pessoa, mas a passagem para um outro nivel de vida. Somos pois, convidados neste mês de novembro a elevarmos nosso pensamento em oração a todos os nossos irmãos falecidos.


Dai-lhes Senhor o Eterno Descanso.







Postado por Valdenice Marques Barbosa

domingo, 13 de novembro de 2011

Talentos

«Um homem ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens.»
A história é conhecida: um ganha cinco e produz mais cinco; outro, de dois cria mais dois e o que recebe um esconde o único que recebe.
Com medo.
 
Ouço sempre esta passagem do Evangelho como uma chamada de atenção importante na minha vida. Hoje, sobretudo, procurei escutá-la num sentido mais comunitário: olhar não só para mim, mas alargar o meu olhar à família a que pertenço: a Igreja. E veio-me a questão: e nós, como Igreja, qual dos três servos seríamos? De facto, muito nos é confiado, muito nos é dado. Mas, como temos posto a render o muito que recebemos? 

Confesso que, algumas vezes, me sinto preocupado com este aspecto. Em nome de uma “tradição” – por vezes mal entendida – julgo que também nós enterramos o Tesouro que recebemos. Que temos medo do risco.
Somos conservadores, no pior sentido que esta palavra possa ter. Tememos estar na linha da frente, não somos arrojados nas propostas que fazemos. Temos medo de denunciar a injustiça, a opressão, o poder despótico, a falta de liberdade. Preferimos repetir modelos. Preferimos, muitas vezes, manter tudo como está. Parece mais seguro…
Mas nesta parábola, aquele que teve medo acabou por ser rejeitado pelo seu senhor.

Como dizia, o Evangelho de hoje poderia levar-nos, nos quatro cantos do mundo onde haja catolicismo, a um exame de consciência sobre o modo como temos arriscado ser mais de Cristo. S. Paulo, na 2ª leitura, alerta-nos: «não durmamos como os outros».

Mt 25, 14-30



Copiado do post de João Manuel no blog Companhia dos Filósofos.

Luz

As dificuldades encontradas dentro e fora de você
são fatores de desenvolvimento do seu espírito de perseverança.
Jamais desanime nas tarefas do bem.
Às vezes você pensa estar desamparado pelos Anjos de Luz,
não é o que acontece.
Nos trechos mais difíceis da existência, se nos faltasse o amparo do alto,
fracassaríamos no primeiro lance.
Os problemas acontecem para que você, inclusive, possa conquistar
o mérito e a alegria de ter sabido perseverar.
Não desanime.
Na hora certa, a luz de Cristo vai brilhar.


Salve Maria!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Para os internautas da Legião de Maria

Neste mês comemoramos o Dia de Todos os Santos e também o dia dos nossos falecidos, que por certo estão gozando da amizade de Deus e da santidade que conquistaram aqui na terra.
Ser santo é viver sempre na amizade e no amor de Deus. Não poderiamos falar de santidade sem falar de Maria a qual exerceu-a em mais alto grau. Ela que disse sim aos planos de Deus para ser a mãe do Santo dos Santos: Jesus.

Maria, a mulher cheia do Espírito Santo, devemos também imitá-la na santidade, dizer sim, como ela disse. Por isso, te pedimos, fique conosco, como ficastes com os discípulos. Intercedei e rogai por nós, para que possamos ser fieis a Deus. Sabemos que nunca duvidou das promessas de Deus, foi fiel em todos os momentos de sua vida, cuidou de seu filho em todos os momentos, acompanhou os discípulos no cenáculo, na espera do Espírito Santo.

Por isso, pedimos a tí, ó Mãe: acompanha-nos em nossos trabalhos paroquiais, na nossa comunidade e nas nossas famílias. Para que também possamos um dia gozar da santidade no céu.


Salve Maria!



Postado por Valdenice Marques Barbosa

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aniversariantes de novembro

Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.

  • Ercília Karcoski de Sousa - 01/11
  • Marina Lourdes Toreti Santos - 09/11
  • Natalia Filomena da Silva - 14/11
  • Arlete Maria da Silva - 17/11
  • Natalia Paulino Ribeiro - 20/11
  • Irene M Marcon - 23/11
  • Elizete Rossi Castilha - 27/11

Salve Maria!



Postado por Marli Trindade Leal de Almeida