sexta-feira, 13 de julho de 2012

São Pedro e São Paulo


Solenidade de São Pedro e São Paulo
"Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus."

Celebramos dia 01/07 a festa das duas colunas da Igreja: São Pedro e São Paulo. Pedro: Simão responde pela fé dos seus irmãos (cf. Evangelho de Mateus 16,13-19). Por isso, Jesus lhe dá o nome de Pedro, que significa sua vocação de ser "pedra", rocha, para que o Senhor edifique sobre ele a comunidade daqueles que aderem a ele na fé. Pedro deverá dar firmeza aos seus irmãos (cf. Lc 22,23).

Esta "nomeação" vai acompanhada de uma promessa infalível: as "portas" (que correspondem à cidade, reino) do inferno  (o poder do mal, da morte) não poderão nada contra a Santa Igreja de Cristo, que é uma realização do "Reino do Céu" (de Deus). Cristo lhe confia também "o poder das chaves", ou seja, o serviço de "mordomo" ou administrador de sua casa, de sua família, de sua comunidade ou cidade. Na medida em que a Igreja é a realização, provisória, parcial, do Reino de Deus, Pedro e seus sucessores, os Papas, são os administradores dessa parcela do Reino de Deus. Eles têm a última responsabilidade do serviço pastoral. Pedro sendo aquele que responde "pelos Doze", administra ou governa as responsabilidades da evangelização.
E recebe, ainda, o poder de ligar e de se desligar, o poder de decisão, de obrigar ou deixar livre.

Paulo aparece mais na qualidade de fundador carismático da Igreja. Sua vocação se dá na visão de Nosso Senhor Jesus Cristo no caminho de Damasco: de perseguidor, transforma-se em mensageiro de Cristo, "apóstolo", grande pedagogo da missão e da vida do Senhor. É Paulo que realiza, por excelência, a missão dos apóstolos de serem testemunhas do Ressuscitado até os confins da terra. As cartas de Timóteo, escritas da prisão de Roma, são a prova disso, pois Roma é a capital do mundo, o trampolim para o Evangelho se espalhar por todo o mundo civilizado daquele tempo. São Paulo é o apóstolo das nações.
No fim da sua vida, pode oferecer uma vida como oferenda adequada a Deus, assim como ele ensinou. Como Pedro, Paulo experimentou Deus como Aquele que nos liberta da tribulação.

Pedro e Paulo representam duas dimensões da vocação apostólica, diferentes, mas complementares. As duas foram necessárias, para que pudéssemos comemorar hoje os fundadores da Igreja Universal. Esta complementaridade dos carismas de Pedro e Paulo continua atual na Igreja de Cristo hoje: a responsabilidade institucional e criatividade missionária, responsabilidade de todos nós! Rezemos, pois, pelo nosso Santo Padre Bento XVI que para fiel a missão de ter o serviço da caridade de dirigir a Igreja de Cristo nos interpele para seguirmos a missão de Pedro e de Paulo para sermos testemunhas de Cristo no mundo.

Amém!


O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.7, Ano 7, nº38, São Paulo, julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aniversariantes de Julho



Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


  • Maria Elizabeta Rabelo Viana - 02/07
  • Marcos Marques Barbosa - 07/07
  • Maria Luiza Paes Peixoto - 10/07
  • Rosinha Rodrigues - 23/07
  • Aurea Barros Santos - 26/07
  • Zelinda Rosalino Barros - 27/07
  • Alice Carmem Nano - 29/07
  • Maria Rosa Agena - 30/07



Salve Maria!




Postado por Marli Trindade Leal de Almeida


terça-feira, 3 de julho de 2012

Para os internautas da Legião de Maria

Mês de julho, mês de férias, mês aparentemente sem algo muito importante e sem grandes acontecimentos. Mas, não para nós cristãos, que assumimos verdadeiramente o nosso batismo, que assumimos também o nosso amor pela palavra de Deus, e sabemos que a Bíblia nos mostra que quando somos ungidos pelo batismo, assumimos uma missão: a de ser misionários e profetas de Jesus. Em nossa fraqueza ficamos sem saber qual o caminho a seguir, e muitas vezes nos apegamos às devoções para nos ajudar em nossa caminhada. "Uma das devoções dos brasileiros é a de Maria, seja qual for seu título, pois ela é Aquela que trouxe o grande presente do céu: Jesus o filho de Deus."
Entre as invocações à Maria, celebramos no mês de julho, dia 16, o Dia da Nossa Senhora do Carmo.

Quando participamos do trabalho de uma pastoral temos que viver a disponibilidade de Maria, o seu "sim" e sua alegria em servir. Esse é o lema da Legião de Maria, que procura, com seu trabalho legionário, levar uma palavra de amor e carinho a todas as pessoas que visitamos. Queremos pedir a proteção de NossaSenhora, para que esse trabalho continue com a missão de evangelizar. Em oração pedimos a Maria, que foi a primeira mulher a receber o anúncio da vinda de Jesus, e a primeira evangelizadora a ajudar-nos a sermos mais fortes na fé e a cumprir o desejo de seu filho Jesus; o de fazer sempre a vontade do Pai.


Salve Maria!


Oração a Nossa Senhora do Carmo
Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo!
Vós que olhais com olhos de especial bondade a quem traz o vosso bendito escapulário,
olhai-me benignamente e cobrí-me com o manto da vossa maternal proteção.
Fortificai a minha fraqueza com o vosso poder,
iluminai, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Ornai a minha alma com as graças e virtudes que a façam agradável a vosso Divino Filho e a Vós.
Assistí-me durante a vida, consolai-me na morte com a vossa amável presença
e apresentai-me à augustíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado,
para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso.
Assim seja.

Novena de Nossa Senhora do Carmo da paróquia de São Sebastião em RS

Comemora-se o dia dos Avôs e Avós em 26 de Julho. Esse dia foi escolhido porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.


Postado por Valdenice Marques Barbosa