quarta-feira, 11 de maio de 2016

Maio, mês de Maria, mês das Mães!

 
É sempre uma grande alegria recordar e celebrar de modo particular, Maria, mãe de Deus e nossa mãe, e, com a Virgem Maria, homenagear e agradecer nossas mães que, com nossos pais, nos deram a vida, nos educaram, com carinho, por meio de seus ensinamentos e exemplos. A todas as mães nossos parabéns e votos de felicidade. E àquelas que já foram chamadas para a Casa do Pai, nossa prece e eterna gratidão.

Neste mês de maio, vamos celebrar, também, as festas de Pentecostes e do Corpo e do Sangue de Cristo conhecida como Corpus Christi.

Em Pentecostes, comemoramos a descida do Espírito Santo, em forma de línguas de fogo, sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo. O Espírito Santo é o grande dom de Cristo ressuscitado à sua igreja. Ele nos ilumina e nos consola na aflição, nos santifica, nos configurando a Jesus Cristo, a fim de nos tornarmos, cada vez mais, discípulos-missionários de Jesus. Ele conduz a igreja em meio às tormentas e a renova em cada contexto histórico, espiritual, pastoral e institucionalmente. O Ano Jubilar da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco é fruto da inspiração do Espírito Santo. As congregações religiosas, os movimentos apostólicos, as novas comunidades são dons do Espírito Santo para a Igreja.

A festa do Corpus Christi é uma esta de complemento da Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia.

Esta festa se celebrou pela primeira vez em 1246, e é uma oportunidade para professarmos publicamente a nossa fé e nossa adoração a Jesus presente, real e substancialmente, na Eucaristia. Nas cidades brasileiras, os fieis celebram solemnemente essa festa e participam da procissão pelas ruas e praça de suas cidades, decoradas e enfeitadas com grnade amor e carinho, manifestando publicamente sua fé em Cristo, presente na hóstia consagrada.

Jesus é o rosto misericordioso do Pai. Participar da Eucaristia é fazer a experiência do amor de Deus por nós, em Jesus, que, em cada Eucaristia, torna presente seu sacrifício da cruz, para nossa salvação. Comungar seu corpo é unir-se profundamente a le e também reconhecê-lo presente no irmão e ser para ele sinal da misericórdia de Deus.

Porque não aproveitar o mês dedicado à Maria, rezando o terço?
Este é o momento em que o mundo está precisando de paz e Maria é o caminho. Aqui na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (End.: Av. Gal. Ataliba Leonel, 3013, Parada Inglesa), vamos rezar todas as terças-feiras do mês de maio as 15h, o terço para homenagear nossa Mãe Maria, e nossas mães. Também pedir pela paz no mundo e pelo nosso país.
Com o terço nas mãos e Maria no coração vamos seguindo em oração...



Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário