segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Frank Duff - Fundador da Legião de Maria

Frank Duff nasceu em Dublin, no dia 07 de junho de 1889. Seu batismo ocorreu no domingo de Pentecostes, na solene festa do Espírito Santo. Para ele era coisa natural começar o dia com a Sagrada Comunhão. Durante sua vida, costumava participar diariamente de duas missas.
Em 1913, com 24 anos, decidiu rezar diariamente o Ofício Divino. Nesse mesmo ano começou a participar da Sociedade São Vicente de Paula, dedicada aos pobres. A Sociedade é composta por conferências e tratam-se uns aos outros como "irmãos". Associa-se à conferência de "Nossa Senhora do Monte Carmelo" onde começa a visitar os habitantes de cortiços.
Tornou-se presidente da conferência de São Patrício em Myra House. Myra House funcionava como centro social católico. As mulheres ajudavam os vicentinos servindo café as crianças pobres. Nas manhãs de domingo, as senhoras se juntavam a alguns vicentinos para formar uma associação pioneira de abstinência total, cujos membros, por amor a Cristo em reparação do vício do alcoolismo se comprometiam abster-se de bebidas alcoolicas.
Durante toda a vida Frank foi fiel a esta promessa.
(continua...)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem

Chegou o Natal e com ele, as compras e os presentes, e com isso nos esquecemos Daquele que é o dono da festa e Daquela que tornou possível os planos de Deus.
Maria foi totalmente aberta à palavra de Deus, quando disse: "Sim", Deus a fez mãe do seu filho único, Jesús. Maria carregou esta criança no colo, a ajudou a caminhar e a falar, ela se doou totalmente a seu filho.
Maria sabendo que ia ser mãe de Jesús não ficou orgulhosa, não se considerou maior que os outros. Ela sabia que quando uma pessoa diz "Sim" a Deus, deve também dizer "Sim" ao irmão necessitado.
Ao encerrarmos este ano façamos uma reflexão sobre tudo de bom que aconteceu, e não vamos nos esquecer de agradecer as tristezas e alegrias.
Vamos pedir a intercessão de Maria para termos um coração mais humilde.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de amor e paz são os votos da Legião de Maria da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres.

Salve Maria!

posted by Valdenice Marques Barbosa

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Convite Amigo!

O que é a Legião de Maria?
É uma associação de leigos e leigas, fundada em 7 de setembro de 1921, em Dublin, Irlanda.

Qual seu objetivo?
É a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica na obra de Maria e da igreja e para tanto está presente em todas as pastorais e naquilo que diz respeito à evangelização. O trabalho primordial da Legião é a visita domiciliar a todas as pessoas, de qualquer crença ou religião, católicos praticantes ou até indiferentes.
Como estão a serviço da igreja e do pároco, os legionários atuam nas diversas Pastorais, por todo o território nacional.
Citaremos aqui alguns exemplos:

  1. Trabalho com as Famílias; Visitas e re-visitas às famílias. Entronização ddos Sagrados Corações de Jesus e Maria, reza do rosário em família, nas ruas, em praças públicas e rodoviárias. Realização de Novenas de Natal e Campanha da Fraternidade. Via-Sacra nas casas e ruas. Círculos Bíblicos.
  2. Pastoral Carcerária; Visitas às cadeias públicas e delegacias, rezando o rosário, distribuindo jornais e artigos católicos.
  3. Trabalho Social; Ensino de corte e costura. Acompanhamento de documentos para aposentadoria e marcação de consultas. Alfabetização de adultos e aulas de higiene pessoal e moral.
  4. Pastoral da Saúde; Visitas e assistência a doentes nos lares e hospitais, muitas vezes, levando a sagrada comunhão. Prestação de serviços domésticos. Ajuda nos banhos e alimentação de doentes. Visitas a abrigos de idosos e casas de apoio e assistência a portadores de HIV, crianças com câncer. Assistência a parturientes. Acompanhamento do sacerdote a visita a doentes. Missa dos Enfermos. Preparo e transporte dos doentes.
  5. Pastoral da Catequese; Catequese a crianças, jovens e adultos nas Paróquias - Comunidades - nos lares, hospitais e escolas. Preparo para Primeira Comunhão, Batismo e Crisma.
  6. Trabalhos com Grupos Especiais; Contatos com viciados em drogas, prostitutas, moradores de rua e alcoólatras. Visitas às famílias dos atendidos.
  7. Pastoral da Esperança; Visitas a velórios, com encomendação dos corpos, reza do  rosário ou reflexões bíblicas. Visitas a famílias enlutadas.
  8. Pastoral da criança; Visita, orientação de mães. Distribuição da multi-mistura, etc. 
Venham participar conosco!
Estamos na paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, na Avenida Ataliba Leonel 3013 na Parada Inglesa. Nossas reuniões são nas 2ª-féiras às 08h30 na Casa Paroquial.

domingo, 5 de dezembro de 2010

De filho para mãe!

Minha boa mãe receba-me como sou, mas tornai-me como quereis que seja.
Mãe do Bom Conselho guiai os meus passos pelo caminho da verdade e da paz.
Mãe da Sabedoria ensina-me a fazer sempre a vontade do vosso filho Jesus.
Terror dos demônios defendei-me de todas as tentações e aumentai minha fé.
Nossa Senhora Aparecida guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Estrela do Mar ajudai-me quando estou afundando.
Coração Imaculado de Maria rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Auxílio dos Cristãos tende compaixão de mim e socorrei-me.
Causa de Nossa Alegria conservai-a no meu coração e que a espalhe sempre ao meu redor.
Rainha do Santo Rosário fixai em mim os mistérios da vida, paixão e morte de Jesus.
Virgem Santissima sou vosso filho rebelde; não vos canseis de me suportar.
Virgem Poderosa estendei a vossa mão e segurai-me.
Maria, Mãe de Deus, rogai por todos nós.

Salve Maria!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aniversariantes de Dezembro

A Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.

  • Darli Pasquini - 02/12
  • Abigail de Lourdes Maia - 03/12
  • Jacqueline de França Monteiro - 04/12
  • Nadirce Izidio de Oliveira - 04/12
  • Aparecida Conceição - 08/12
  • Maria Conceição Almeida - 08/12
  • D. Jó - 09/12
  • Iracema Marcon Nunes - 12/12
  • Maria Arlete Faria de Almeida - 12/12
  • Carmosina Pereira Meira - 12/12
  • Rosalina dos Santos - 18/12
  • Maria Aparecida Barros - 19/12
  • Margarida Lopes Rodrigues - 23/12
  • Maria Aparecida França - 24/12
  • Tereza Inês - 24/12
  • Raimunda de Souza Santos - 26/12
  • Eunice dos Santos Marques - 31/12
  • Tereza Augusta Rodrigues - 31/12

Salve Maria!

por Valdenice Marques Barbosa

domingo, 7 de novembro de 2010

Oração de conclusão da Leitura Orante da Bíblia

Espírito Santo de Deus, fonte viva de bondade, agradecidos bendizemos sua presença salvadora e redentora no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de ternura, agradecidos glorificamos sua graça santificante no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de sabedoria, agradecidos proclamamos sua companhia savífica no meio de nós. Espírito Santo de Deus fonte viva de alegria, agradecidos manifestamos como os profetas e apóstolos, as graças e bençãos derramadas sobre nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de amor, agradecidos terminamos com devoção e piedade o exercício orante da palavra escrita para nós. Que possamos, hoje e sempre, proclamar com a vida o que lemos, meditamos, rezamos e contemplamos.
Assim seja!
Amém!


Bibliografia
Carvalho, H. Leitura Orante da Bíblia. Salesiana. São Paulo, 2010.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Oração para o início da Leitura Orante da Bíblia

Vem Espírito Santo, abre a nossa mente e noso coração para mergulharmos no mistério de seu infinito amor. Concede-nos a graça da leitura apaixonada e aprofundada da Sagrada Escritura. Permite-nos meditar a Santa Palavra e com ela modificar nossas vidas. Ensina-nos a rezar com a Palavra Divina e por meio de tua palavra o mundo, as pessoas, a natureza e, pela contemplação fixar nosso olhar tão somente em tua bondade e tua misericórdias infinitas. Vem, Espírito Santo, enche-nos com a tua sabedoria e com teu poder divino. Transforma, por meio da Leitura Orante, todo nosso ser, a fim de sermos, também nós, tua palavra viva e eficaz no meio do mumdo em que vivemos. Vem, Espírito Santo, nós te pedimos e imploramos, por intermédio de Jesús Cristo, palavra viva do Pai, que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Leitura Orante da Bíblia (1)

Podemos ler a Bíblia de diversos modos. Há, entretanto, uma maneira muito interessante de lê-la, aliás antiga, chamada Lectio Divina, que traduzimos por Leitura Orante da Bíblia ou Leitura Divina. A Leitura Orante é uma experiência pessoal e comunitária de escuta da Palavra de Deus e de obediência a ela. Esse modo de ler a Bíblia nos ajuda no encontro pessoal com Jesus Cristo. È um método que nos leva à meditação, à oração, à contemplação e a transformação de cada um de nós.

Orígenes (205-284 d.C.), foi quem criou a expressão Lectio Divina. A Leitura Orante da Bíblia é o resultado que os primeiros cristão fizeram da Palavra de Deus, para alimentar a fé e animar a caminhada da comunidade diante das dificuldades e dos desafios de cada dia. No século xii, o monge Guigo (1115-1193) organizou a Leitura Orante em quatro passos: leitura, meditação, oração e comtemplação. O uso desse modelo de oração foi diminuindo ao longo dos séculos e passou a ser utilizado somente nos mosteiros. No entanto, graças ao Concílio Vaticano II, a Leitura Orante da Bíblia, vem sendo recuperada.

Os quatro passos da Leitura Orante são:
1º passo: Leitura
O primeiro passo, como todos os outros, é muito importante. Trata-se de uma leitura pausada, atenta e perseverante do texto escolhido. Ler o texto como se fosse a primeira vez. Talvez seja interessante ler várias vezesaté memorizar, aprender “de cor”, isto é, “de coração”. Sublinhar palavras ou frases que chamem a atenção. Se por ventura nos distraímos ao longo da leitura, deveremos recomeçar.

O objetivo desse primeiro passo é compreender a mensagem do texto bíblico escolhido. Neste primeiro passo podemos nos servir dos comentários ou dicionários bíblicos ou de outros subsídios que nos ajudem a compreender o texto escolhido para a Leitura Orante. Assim, evitaremos faxer uma leitura fundamentalista do texto, isto é, ao pé da letra, descontextualizada.

2º passo: Meditação
a meditação torna o texto atual e o traz para dentro de nossa vida e de nossa realidade, tanto pessoal como social. Meditar é dialogar. É falar com Deus e deixar que Ele fale também. Deus fala e no silêncio escutamos sua voz.

O segundo passo consiste em repetir, “mastigar” e “digerir” a Palavra. Após ter lido atenta e profundamente a Palavra vamos aplicá-la à própria vida. Vamos levar da memória ao coração. Vamos nos perguntar:
• O que essa leitura diz para mim?
• O que preciso mudar em minha vida?

3º passo: Oração
O terceiro passo é a oração por meio da Palavra lida e meditada. É o momento de conversar com Deus, de rezar o texto lido e meditado. Formulamos do nosso jeito a oração a ser feita. Podemos fazê-la em forma de pedido, agradecimentos ou louvor. O importante é que se faça a oração. Depois de elaborada, podemos rezar silenciosamente ou em voz alta e, se houver oportunidade, até mesmo partilhar com outras pessoas. A oração nascida da meditação provoca em nós uma atitude de admiração silenciosa e de adoração ao Senhor dos Senhores.

4º passo: Contemplação
O último passo da Leitura Orante é a comptemplação. A partir desse momento a nossa atenção se dirige ao Senhor da vida e da história. É o momento em que vamos fixar o olhar e o coração tão somente em Deus e, ao mesmo tempo, reonhecé-lo como Mestre e Senhor. À luz da Palavra estudada, meditada, rezada e contemplada, vamos discernir a vontade de Deus em nossas vidas e nos acontecimentos de cada dia. A contemplação nos envolve por inteiro e leva à transformação de nossas vidas. Na contemplação percebemos a ação de Deus em nossas vidas. Na contemplação não devemos dizer muitas palavras, de preferência não digamos palavra alguma. Apenas queremos estar com Ele, viver com Ele e nEle. Contemplar é deixar-se renovar por Cristo, com Cristo e em Cristo.



Bibliografia
Carvalho, H. Leitura Orante da Bíblia. Salesiana. São Paulo, 2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Setembro

Setembro é o mês da Bíblia! No dia 26 é celebrado o Dia da Bíblia.

domingo, 18 de julho de 2010

Comitium Reconciliatrix

Neste domingo, 18 de julho, no Santuário Nossa Senhora da Salette, acontecerá o Conselho: Comitium Reconciliatrix da Legião de Maria.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Catena Legionis

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

sábado, 3 de julho de 2010

História da Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação leiga cristã cujos membros oferecem seus serviços à igreja de forma voluntária, pelo mundo todo. Ela foi fundada na Myra House, na rua Francis, em Dublin, Irlanda, no dia 7 de setembro de 1921. Hoje em dia ela é formada por mais de 2,250,000 membros ativos em pelo menos 160 países. O Manual Oficial da Legião tem sido publicado para mais de 50 línguas.

Legiao de Maria A unidade básica da Legião, chamada de praesidium, mantem uma reunião semanal onde a oração é intercalada com a instrução na fé e onde o trabalho do apostolado é discutido e planejado. Aos membros ativos é requerida a participação nestas reuniões semanais onde lhes é distribuído o trabalho apostólico a ser desenvolvido naquela semana, pelo praesidium. Existem ainda, os praesidia junior, para pessoas menores de 18 anos de idade. Membros Auxiliares são aqueles que se associam ao trabalho apostólico da Legião mediante seu apoio em oração.
Ela é aberta para sacerdotes, religiosos e leigos.

O objetivo da Legião é a Glória de Deus mediante a santidade dos seus membros desenvolvida pela oração e o trabalho apostólico ativo. O meio essencial pelo qual a Legião irá atingir seus objetivos é o serviço pessoal, agindo sob a influência do Espírito Santo, tendo a Graça Divina como seu princípio e suporte, e a Glória de Deus e a salvação das almas como sua finalidade e propósito.

O trabalho Legionário está baseado na Doutrina do Corpo Místico de Cristo e tira sua inspiração da Verdadeira Devoção a Maria, como o ensina São Luiz-Maria de Montfort. Unidos na fé, com o amor de Maria por Jesus, os legionários almejam reconhecer e servir à pessoa de Nosso Senhor em todos aqueles que encontram. A Legião busca trabalhar em estreita união com o sacerdote, ao qual olha para sua formação e guia espiritual e para o qual aspira ser um instrumento apostólico efetivo.

A visitação às famílias, aos doentes e solitários, e a ajuda com as atividades da paróquia são formas dos legionários participar da vida paroquial. A visitação de hospitais e os serviços às pessoas mais aflitas e marginalizadas tem sido parte do apostolado legionário desde seus primeiros dias. O encorajamento da vida na fé em níveis mais profundos e o compartilhamento da fé com outros são elementos importantes do trabalho da Legião. A Sociedade dos Patrícios, que procurava construir um conhecimento religioso nas pessoas, e o Movimento Peregrinatio Pro Christo, que enviava equipes de legionários a lugares remotos para oferecer a fé àqueles fora da igreja, foram algumas das iniciativas apostólicas que a Legião levou a cabo no curso dos anos.

Fonte: http://www.arlingtonregia.com/legionsaints/lom.html

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pastoral da Comunicação e Faculdade Cantareira promovem curso de blogs

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Paulo e a Faculdade Cantareira (rua Marcos Arruda, 729, bairro do Belém- www.cantareira.br), em consonância com a mensagem do Papa Bento 16 para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema foi “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra”, promovem curso de construção de blogs integrados às redes sociais para o clero e paroquianos da Arquidiocese de São Paulo, ministrado por professor Luiz Vicente, daquela faculdade em seus laboratórios de informática, nos dias 10 e 17 de junho (quintas-feiras), das 13h às 17h.

Padres, diáconos e agentes pastorais formam a primeira turma de 24 alunos deste evento sem custo para os participantes.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nossa Senhora dos Prazeres

A história da Nossa Padroeira


A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres teve início em Portugal por volta do ano de 1590. Conta-se que uma imagem da Virgem apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos condes da Ilha. Pessoas que iam à fonte para beber água conseguiram curas milagrosas, que logo passaram a ser conhecidas na região. Os condes proprietários da fonte decidiram, então, levar a imagem para dentro de casa, mas logo depois a imagem desapareceu até que foi encontrada sobre um poço. Uma menina que foi ao poço beber água aproximou-se da imagem e, então, Nossa Senhora se manifestou e pediu que os habitantes do local construíssem ali uma igreja e que ela devia ser invocada como Nossa Senhora dos Prazeres. A menina relatou o fato com tamanha seriedade que o povo não duvidou de seu depoimento. Então, foi construída a igreja que logo tornou-se um local de peregrinação e onde há o relato de muitas graças alcançadas.

Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias. A disseminação de sua devoção é de origem franciscana, isto porque os prazeres, ou alegrias, de Nossa Senhora foram escritos por um franciscano. São eles: a Anunciação, a saudação de Isabel, o Nascimento de Jesus, a visitação dos Reis Magos, o encontro com Jesus no Templo quando ele conversava com os doutores da Lei, a aparição de Jesus Ressuscitado e a coroação de Maria no céu.

Oração a Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Mãe querida,
lembrando-me de vossas grandes alegrias:
a Anunciação do Senhor,
a visita à vossa prima Santa Isabel,
o Nascimento do Menino Deus,
a adoração dos Magos ao vosso Divino Filho,
o encontro de Jesus no templo,
a Ressurreição de Cristo e a vossa gloriosa Assunção,
queremos pedir a vossa intercessão por nós
e pelas nossas famílias junto a Deus.

Que Ele nos livre das doenças e dos perigos,
o desemprego e da desunião.

Nossa Senhora dos Prazeres,
ajudai-nos a sermos bons seguidores do vosso adorado Filho,
lendo e refletindo a Bíblia Sagrada,
alimentando-nos de Jesus na Eucaristia
e participando ativamente de nossa comunidade.

Queremos viver o mandamento do amor para com todos

e caminhar em nossa vida dentro da justiça,
colaborando para a construção da paz e da fraternidade.

Amém!

Primo Canto

Do curso de Blogs do Professor Luiz Vicente da Faculdade Cantareira para o mundo!
Sejam bem vindos ao blog da Legião de Maria da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres da Parada Inglesa, zona norte de São Paulo!
Usaremos deste novo instrumento para comunicar-nos e aumentar o relacionamento entre nossos paroquianos, amigos e, também, com as demais paróquias.