quinta-feira, 15 de março de 2012

Anunciação do Senhor

Em 25 de março a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus.
O Verbo Divino que assume nossa natureza humana.

Com alegria contemplamos o mistério de Deus, Todo-poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor: "o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Não temas Maria, conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus'. Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem?' Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1.26-38).

Sendo assim, esse é o dia de proclamarmos: "E o verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). Cumprindo desta maneira a profecia de Isaias: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal; uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará: Deus Conosco" (Is 7,14).

Dada a importância da devoção a Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagram, todos os anos, individual e coletivamente, à Nossa Senhora, no dia 25 de março numa cerimônia que tem o nome Acies.
Convidamos a todos os leitores deste blog da Legião de Maria a participar desta festa. Data importantíssima para nós legionários, no Santuário Nossa Senhora da Salette. -rua Dr. Zuquim 1746, Santana, SP- às 14h.
Quem estiver fora dessa região e quiser participar, informe-se na sua paróquia com os legionários, onde e quando será realizada a Festa do Acies na sua região.
Esperamos vocês!

Legião de Maria, Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres.
Parada Inglesa, São Paulo, SP

Salve Maria!

terça-feira, 13 de março de 2012

José o obediente de Deus

"E agora José?"
Quem já não ouviu ou não usou a expressão do poeta mineiro? É lembrada facilmente nas situações confusas e complicadas da vida. Revela a perplexidade ou a angústia perante os "nós" ou dúvidas existenciais!

O José da Bíblia passou por isso antes do poeta. Um dia a "luz apagou" na vida deste José. A gravidez de Maria, sua noiva, lhe é inexplicável. Fica abismado, mas está cônscio da presença de Deus nela e tem certeza de sua honestidade. Não a quer difamar. Resolve ir para longe, correndo o risco de ser ele o difamado.
José não diz palavra.
E quando o anjo lhe esclarece a situação, simplesmente a leva para casa como esposa. Maria dá a luz o filho que ele não gerou, mas é ele quem lhe dá o nome.

É imperioso considerar a obediência de São José à vontade de Deus como inseparável da obediência ao Senhor, o jovem casal vivia um amor inimaginável e acima de todos os sentimentos comuns.

O Papa João Paulo II escreveu: "José, obediente ao Espírito, encontra precisamente nele a fonte do amor, do seu amor esponsal de homem. E este amor foi maior do que aquele 'homem justo' poderia esperar segundo a medida do seu próprio coração" (15.8.1989).

Biografia ele, José, não teve. Não foi poeta. Não se sabe com certeza histórica onde e quando nasceu, nem onde e quando morreu. No entanto, no mundo inteiro e em todos os séculos e culturas, o seu é um dos nomes mais comuns em todas as línguas. Isto porque a figura e a missão de São José na vida e no mistério de Cristo são marcadas por sua obediência pronta e total ao querer divino.

Ele cooperou com o mistério da Encarnação desde o matrimônio com Maria. Ela foi instrumento direto e físico gerado de sua carne o Verbo. José foi instrumento indireto e moral, por consentir num casamento virginal e por integrar a Sagrada Família.

Criou a indispensável condição para manter, visibilizar e proteger a dignidade da gravidez da esposa e a educação do Jesus menino e adolescente no meio social. Torna-se mesmo impossível fazer uma reflexão teológica sobre a Encarnação do Verbo de Deus, excluíndo a pessoa do pai nutrício de Jesus.
É-nos difícil imaginar como Maria e José puderam passar e suportar todas as provações decorrentes da compreensão do mistério do Salvador. Por exemplo: o nascimento em Belém, a fuga para o Egíto, a perda no Templo, a rejeição e o ódio das autoridades, a própria incompreensão dos discípulos.

Tudo lembrava a "espada de dor cortando o coração", profetizada por Simeão na apresentação do recém-nascido Jesus no Templo. Osdois sempre unidos na obediência a Deus: Maria, a virgem do "faça-se a sua vontade", e José, o justo por obediência. Ela e ele viveram a perfeição dessa virtude. Sem dúvida ensinaram Jesus a obedecer na vida em Nazaré, e aprenderam dele a mesma coisa: "Não sabeis que devo me ocupar das coisas do Pai?" (Lc 2,40).



Texto originalmente publicado na revista de Aparecida - Campanha dos devotos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Festa do Acies!

No dia 25 de março de 2012, no Santuário N.S. da Salette (rua Dr. Zuquim, 1746 - Santana) haverá a Festa do Acies as 14h.
E, também no mesmo dia, as 16h, será celebrada missa.

Fraternidade e a Saúde Pública

A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo. A Campanha da Fraternidade, celebrada na Quaresma, intensifica o convite à conversão a Cristo e seu Evangelho.

A Campanha da Fraternidade contribui incisivamente para que o processode conversão ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho. Neste ano, o tema proposto é "Fraternidade e a Saúde Pública", com o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8). Deseja assim sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidade e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas e a saúde integral das pessoas há muito tempo vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicadora da população brasileira, no campo das políticas públicas. O SUS (Sistema Único de Saúde) não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços.

O objetivo geral da CF-2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

Objetivos específicos da CF-2012:

  •  Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
  • Sensibilizara as pessoas para o serviço de enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
  • Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
  • Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios;
  • Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
  • Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

Fonte: Trechos da Introdução do Texto-base da CF-2012


Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos Senhor, o Vosso Espírito Santo. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermedades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cursos

Caros amigos:



Para mais informações: (11) 2979-9371

Aniversariantes de março - 2012


Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


  • Celeste dos Anjos Cerdeirinha - 03/03
  • Laurinda de Jesus Capuche Gomes - 04/03
  • Maria Cecília - 04/03
  • Tarcísio Antoni Keller - 11/03
  • Maria Judith - 18/03
  • Ana Maria Giraldes - 19/03
  • Jussina Dell'Aquila Bertelli - 19/03
  • Nieves Deus Fernandes - 20/03
  • Sara da Silva Gareta - 25/03
  • Izildinha Maria Mello - 28/03
  • Maria Lídia Silva - 29/03

Salve Maria!




Postado por Marli Trindade Leal de Almeida



Para os internautas da Legião de Maria

Iniciamos o mês de março, tempo da Quaresma, que representa os quarenta dias que antecedem à grande festa cristã: a Ressurreição de Jesus Cristo.
Este período é reservado para reflexão e conversão espiritual, ou seja, para nos aproximarmos mais do Pai e crescermos como Filhos de Deus, através da oração, penitência e caridade. E caminhando ao lado do tempo quaresmal está a Campanha da Fraternidade, a maior campanha de solidariedade do mundo, cujo tema este ano é: "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra."
O objetivo da campanha é: Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilização por melhoria no sistema pública de saúde.
E quem aprende a amar e a compreender, respeitar e a dialogar na família, fará o mesmo na sociedade. Maria é a mãe do amor, Aquela que nos pede que rezemos sempre o terço. Ela é a mãe da igreja, a continuadora da missão de Jesus Cristo. A conversão quaresmal deve fazer-nos produzir frutos que permanecerão.
Maria acolhe totalmente as palavras do anuncio e entrega-se nas mãos do Senhor. Ela quer realizar em sua vida a palavra e a vontade de Deus como bom discípulo.
Com Maria, aprendemos a ser uma Igreja servidora. Como é bom poder chamá-la de Mãe. Ela é como um testamento dade pelo seu filho, um testemunho dado por Jesus na Cruz. Por isso te pedimos: Maria ajuda-nos a sermos fieis e a viver como viveste, ensina-nos também a perseverar na fé e a seguirmos Jesus até sua morte na Cruz.


Salve Maria!



Postado por Valdenice Marques Barbosa