segunda-feira, 5 de março de 2012

Fraternidade e a Saúde Pública

A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo. A Campanha da Fraternidade, celebrada na Quaresma, intensifica o convite à conversão a Cristo e seu Evangelho.

A Campanha da Fraternidade contribui incisivamente para que o processode conversão ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho. Neste ano, o tema proposto é "Fraternidade e a Saúde Pública", com o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8). Deseja assim sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidade e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas e a saúde integral das pessoas há muito tempo vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicadora da população brasileira, no campo das políticas públicas. O SUS (Sistema Único de Saúde) não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços.

O objetivo geral da CF-2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

Objetivos específicos da CF-2012:

  •  Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
  • Sensibilizara as pessoas para o serviço de enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
  • Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
  • Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios;
  • Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
  • Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

Fonte: Trechos da Introdução do Texto-base da CF-2012


Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos Senhor, o Vosso Espírito Santo. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermedades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário