sábado, 15 de dezembro de 2012

Para os internautas da Legião


Nestes tempos de espera para a chegada de Jesus, o coração de cada cristão se mistura em sentimentos, mas não para Maria, dona de uma maternidade excepcional, com capacidade de reflexão que foge à nossa capacidade de igualdade.

Maria é uma jovem vibrante e até exaltada, apesar de se mostrar reservada e silenciosa, conhece a história de Israel e está plenamente conscia do significado da encarnação. Além disso, é imaculada, cheia de graça, habitada pela presença do verbo e atingida pela ação do Espírito Santo.

Como é bom poder falar dessa Mãe maravilhosa, Natal é isso, exaltar Jesus que quer nascer no coração de cada um , tendo como Mãe e Protetora, um exemplo de Santidade a serseguido. Por isso ousamos pedir: Senhor Jesus, tu que para realizar a vontade do Pai assumistes nossa natureza, Te fizestes homem em tudo semelhante a nós, menos no pecado... Naquele momento em que se uniram em Tí o céu e a terra, foi Maria, Tua Mãe, o vínculo de união entre a divindade e a humanidade!
Maria nós recorremos a Ti para que nos leves a Jesus, teu filho!

Salve Maria!

Dia 08 de dezembro as 9h00, o Terço depois o ofício. Dia da Imaculada Conceição. Iremos rezar o Ofício de Nossa Senhora na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, contamos com a presença de todos os internautas.



Postado por Valdenice Marques Barbosa

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aniversariantes do mês de dezembro


Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.

    • Aniversário de Sacerdócio do Padre Nadir Granzotto (58a.) - 08/12
    • Darli Pasquini - 02/12
    • Abigail de Souza Maia - 03/12
    • Jaqueline de França Monteiro - 04/12
    • Nadirce Izidio de Oliveira - 04/12
    • Emeri de Barros Oliveira - 05/12
    • Aparecida Conceição - 08/12
    • Dona Jó - 09/12
    • Carmosina Pereira Meira - 18/12
    • Rosalina dos Santos - 18/12
    • Margarida lopes Rodrigues - 23/12
    • Valdenice M. Barbosa - 23/12
    • Maria Aparecida França - 24/12
    • Tereza Ines - 24/12
    • Eunice dos Santos Marques - 31/12
    • Teresa Augusta Rodrigues - 31/12



    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida




    Consagração a Maria Santíssima


    Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, Rainha do Céu e da terra, digno objeto da complacência da Santíssima Trindade, permití que, prostrado hoje diante do vosso majestoso trono, venha oferecer-Vos a homenagem do meu reconhecimento e da minha inteira consagração.

    Eu desejaria, Mãe da bondade, possuir todos os corações e o fervor de todos os anjos e Santos, para Vos tributar um obséquio menos indigno da vossa augusta grandeza.

    Porém, como boa Mãe que sois, contentar-Vos-eis, ó Maria, de receber estes protestos de minha plena dedicação e de meu eterno amor.

    Eis-me aqui, pois, que desde esre momento, diante do céu e da terra, Vos escolho por minha Rainha, minha soberana Senhora, minha Protetora e minha Mãe, consagrando-me inteiramente ao vosso serviço; sou vosso, pertenço-Vos inteiramente; são vossos os meus pensamentos, os meus afetos, as minhas obras, os meus bens, meu corpo e a minha alma.

    Porém, minha Mãe, se tudo posso e devo esperar de vossa maternal proteção, contudo nada posso nem devo esperar de mim mesmo; por isso dede já Vos peço, minha Mãe querida, que me ajudes a cumprir exatamente estes meus santos propósitos;
    Assim seja.



    Associação Devotos de Fátima, Súplicas a Virgem Maria, São Paulo, SP.

    domingo, 11 de novembro de 2012

    Aniversariantes do mês de novembro



    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.

    • Ercília Karcoski De Sousa - 01/11
    • Marina Lourdes Moreti Santos - 09/11
    • Natalia Filomena da Silva - 14/11
    • Arlete Maria de Souza - 17/11
    • Natalia Paulino Ribeiro - 20/11
    • Irene Marcon - 23/11
    • Suzete Pazian - 25/11
    • Elizete Rossi Castilho - 27/11



    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida


    segunda-feira, 5 de novembro de 2012

    Uma oração cheia de amor e devoção a Nossa Senhora

    A Maria distribuidora das graças

    Maria é o tesouro do Senhor e a tesoureira das suas graças! Ela enriquece superabundantemente os seus servos com dons espirituais.

    Ó Rainha e Mãe de Misericórdia, é realmente com a liberalidade duma Rainha e amor da mais amável das mães que dispensais as graças a todos os que a vós recorrem.


    Hoje, pois, me recomendo a vós, despojado qual sou de méritos e virtudes, e por isso insolvente para com a justiça divina. Ó Maria, tendes a chave do tesouro das divinas misericórdias: lembrai-vos da minha pobreza, e não me abandoneis numa tão grande penúria. Sois tão pródiga com todos, e acostumada a dar mais do que vos pedem: mostrai a mesma generosidade a meu respeito.


    Ó Mãe de misericórdia, bem o sei, é para vós prazer e glória ajudar os mais miseráveis, e podeis ajudá-los enquanto não se obstiinam no mal; pecador me confesso, mas, longe de me obstinar, quero mudar de vida. Podeis então me socorrer; socorrei-me e salvai-me.


    Hoje me ponho inteiramente entre as vossas mãos: dizei-me o que devo fazer para agradar a Deus, tenho a vontade de fazê-lo, e espero executá-lo com vosso socorro, ó Maria, minha mãe, a minha luz, a minha consolação, o meu refúgio, a minha esperança.



    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    sexta-feira, 2 de novembro de 2012

    Para os internautas da Legião

    Acabamos de viver o mês de outubro, mês em que nos foi enriquecido pelo valor da oração.

    Falamos de Maria sob o nome de Aparecida e Nossa Senhora do Rosário. O mês de novembro não será diferente, pois iremos comemorar o dia da Apresentação de Nossa Senhora, dia 21, e o dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, dia 27, sem contar que iniciaremos o mês por Todos os Santos (dia 01) e no dia 02 será o dia de rezar para os nossos entes queridos. O cristão que procura purificar-se de seu pecado e santificar-se com o auxílio da graça de Deus não está só.

    "A vida de cada um dos filhos de Deus se acha unida, por um admirável laço em Cristo e por Cristo com a vida de todos seus outros irmãos, na unidade sobrenatural do corpo místico de Cristo, como numa única pessoa." E com Maria vamos manifestar o nosso amor, pois amar Maria é amar Jesus, e é para Ele que vamos ser levados. Deixemos, pois, que Ela guie os nossos passos, unindo-nos numa mesma fé, porque não queremos caminhar sozinhos. Maria acolha nossas dores, sofrimentos, alegrias e nossos agradecimentos por graças que recebemos.

    Salve Maria!


    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    Finados, Culto à Vida

    No dia 02 de novembro, mais de cem milhões de brasileiros se mobilizam para visitar os túmulos de seus mortos.
    Por que fazem isto?
    Os cristãos católicos porque crêem na imortalidade, os não-católicos e os descrentes, porque o afeto e a saudade não os deixam esquecer aqueles aos quais tanto amaram. A visita aos mortos, e as preces e sufrágios revelam que se crê na imortalidade. Tal crença foi incutada e ensinada pela igraja católica desde os mais remotos tempos, transmitindo e explicando a Sagrada Escritura. A igreja sempre acreditou que os mortos continuam a viver e que morremos no corpo, e não em nossa alma. Por tudo isso, somos chamados a uma comunhão com os mortos. Eles não estão mortos, se não quanto ao cíclo biológico de sua existência. A esse se seguiu o cíclo transcendente e imortal, em que a vidafoi assumida por Cristo para nos tornar imortais. É assim, que a nossa fé nos faz ver na morte um sinal de esperança, e na vida presente um sentido de aperfeiçoamento, de conquista, de luta e de caminhada para a ressurreição!



    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    quarta-feira, 17 de outubro de 2012

    Aniversariantes do mês de outubro



    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


    • Terezinha de Jesus Filha - 03/10
    • Terezinha de Jesus Faria - 06/10
    • Lilian Bran Chuir - 14/10
    • Augusta de Freitas - 18/10
    • Rui Assis de Almeida - 21/10
    • Maria Nazarete - 22/10
    • Conceição - 26/10
    • Lidia Augusta dos Santos - 27/10
    • Maria Zelia Lucena Bezerra - 28/10
    • Madalena Pereira - 30/10
    • Tereza Camargo da Silva - 31/10



    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida

    segunda-feira, 1 de outubro de 2012

    Aos internautas da Legião de Maria

    Este é um mês maravilhoso! O mês do Rosário, como somos privilegiados, pois podemos comtemplar o Rosário, ler o Evangelho não somente com os olhos, mas com o coração de Nossa Senhora. Com aquele amor que nos invade a alma. Esta é a oração do Cristão!! É rezar com Maria Santíssima, viver o mistério da Santíssima Trindade e com Nossa Senhora, enfrentar o dia-a-dia com os olhos e o coração Dela.
    Realmente é olhar para Cristo.
    E o Rosário dá forças para nossa vida, é uma coroa de rosas qie oferecermos para efeitar o coração de nossa Mãe amada, que ama e cuida com carinho de cada um de nós.

    Outubro, também é o mês dedicado a São Francisco de Assis, um jovem que consiguiu através de seu amor por Jesus, sua liberdade de espírito. Ele viveu na pobreza e na obediência o projeto de Deus. Ele via em tudo o reflexo de Deus, a ponto de chamar o sol de irmão, a lua de irmã, a água e todas as criaturas de irmãos e irmãs.

    Celebramos ainda a Festa da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!
    Em todos os cantos do nosso país, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é honrada, pois vemos nela um sinal de Deus e do amor de Maria Santíssima para conosco. Sua pequena imagem apareceu num rio, e hoje aparece em nossa vida, e nesta obra maravilhosa, da qual fazemos parte.É mais que uma imagem, é mais que uma estátua... Esla está viva nos corações, pois somos filhos prediletos de Deus.
    Nossa Mãe amada interceda por todos nós!!!

    Salve Maria!


    Oração a Nossa Senhora Aparecida
    O incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Jesus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados. Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre todos nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos Clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que todos os que têm a Vós recorrido, invocado o vosso santíssimo nome e implorado vossasingular proteção, fosse por Vós algum abandonado. Animado com esta confiança, a Vós recorro, tomo-vos hoje para sempre, por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim, pois, minha Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, meu Redentor e meu Senhor Jesus Cristo. Virgem Bendita preservai a este vosso indigno servo, a esta casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, assalto, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
    Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos das tentações do demônio para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos, Amém.
    Minha Nossa Senhora Aparecida, me faça alcançar esta graça (Pedir a graça com fé)
    (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai)


    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    quinta-feira, 13 de setembro de 2012

    Exaltação da Santa Cruz

     A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor.

    Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo. Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teriamos sido declarados livres, não teriamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno. É, portanto, grande e preciosa a cruz.

    Assim, arrebendatas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo. A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida. Que a cruz seja a glória de Cristo.

    Para exaltarmos ainda mais a cruz, podemos começar desde já a nos preparar para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá aqui no Brasil em pouco menos de um ano, a cruz símbolo da Jornada está percorrendo todas as dioceses do nosso país para que as pessoas que não tenham condições de acompanhar a jornada, vivam essa experiência de exaltação da cruz em suas comunidades.








    O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.3, Ano 4, nº40, São Paulo, setembro de 2012

    quarta-feira, 5 de setembro de 2012

    Aniversariantes do mês de setembro


    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


    •  Francisca Esteves - 01/09
    • Domingas de Jesus da Silva - 04/09
    • Terezinha Leite - 05/09
    • Elizabeth Azevedo - 05/09
    • Angêlica - 08/09
    • Aurora da Conceição Garuti - 09/09
    • Maria dos Prazeres - 13/09
    • Maria Aparecida da Cunha - 14/09
    • Maria José Borges da Silva - 15/09
    • Leandra da Silva - 16/09
    • Elvira Silva - 16/09
    • Amandio Garcia Ferreira - 20/09
    • Maria Odete da Silva - 22/09
    • Izaura Alvarenga - 24/09
    • Francisca - 30/09



    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida

    Nossa Senhora das Dores


    Em 15 de setembro a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores.
    Logo após o nascimento de Jesus, o coração de Maria já era ferido por diversas vezes, num total de sete grandes dores, que foram como espadas transpassando o Imaculado Coração de Maria:
    primeira dor - na Apresentação do menino Jesus no Templo, o profeta Simeão anunciara que Jesus seria causa de queda e soerguimento para muitos, sendo um sinal de contradições. Maria viveu sua missão de mãe sabendo que seu amado Filho iria sofrer muito;
    segunda dor - José avisado por um anjo em sonho, saiu às pressas com Maria e Jesus para o Egito, pois Herodes queria matar o menino;
    terceira dor - Jesus com 12 anos de idade fica em Jerusalém e não acompanha a caravana onde estavam seus pais. Maria fica 3 dias sem a companhia de Jesus. A própria mãe relata ao Filho que seu coração estava aflito a Sua procura;
    quarta dor - já iniciada a Paixão de Jesus, Maria encontra seu Filho no caminho da Cruz para ser crucificado. Eis o sofrimento de uma mãe de ver seu filho inocente ser condenado, ferido de açoites e humilhações. O silêncio de Maria reina em meio à dor intensa;
    quinta dor - Maria de pé junto à cruz de Jesus, acompanhando a morte de seu Filho. Na certeza que desse acontecimento, acontecia a salvação da humanidade. Mesmo sofrendo, Maria ficava de pé;
    sexta dor - Maria presencia a lança que fere o coração de Jesus, jorra sangue e água. O seu corpo morto é retirado da cruz e colocado nos braços de Maria, que acolhe com todo o amor de mãe;
    setima dor - Sepultar o Filho. É o momento da triste separação, que deve abandonar o corpo no sepulcro e retornar para a rotina do dia-a-dia. Tanta desolação sofreu nossa mãe.
    Nossa Senhora é vitoriosa, pois viveu as piores dores da vida, santamente. Peçamos a sua presença junto a nós para nos consolar e auxiliar a viver nossos momentos de tribulação, para que em nossos sofrimentos, fiquemos firmes -de pé!
    "Basta-te minha graça porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força!" (II Cor. 12,9)




    O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.3, Ano 4, nº40, São Paulo, setembro de 2012

    segunda-feira, 3 de setembro de 2012

    Setembro mês da Bíblia

    Ela é um presente de Deus, uma das maravilhas que nos foi deixada, não para ser somente um simples livro ou um objeto de decoração, mas sim, uma grande arma do bem para inundar de paz e amor o coração daqueles que acham que a vida é um deserto sem água e sem vida, e para tornar mais fortes aqueles que areditam no Cristo Ressucitado.

    A Bíblia também é uma das maneiras das quais temos para falar com Deus, pois contêm palavras que nos transmitem vários sentimentos, que não devem ser trocados por meras coisas materiais. Devem sim, ser guardados e conservados no coração.
    Tornemos uma constante o hábito de ler a Bíblia.

    Dia 29 comemoramos o Dia dos Arcanjos do Senhor: São Rafael, São Miguel e São Gabriel. Que os anjos do Senhor protejam as nossas famílias, o nosso trabalho e os nossos governantes.
    E, por ser 19 dia de Nossa Senhora da Salette, vai a oração Dela:

    "Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.

    Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a alegria de Deus e o amor de nossos irmãos."

    Amém


    sexta-feira, 31 de agosto de 2012

    Para os internautas da Legião de Maria

    Ao iniciar esta página no blog; no qual o objetivo é falar de Maria e trazê-la para perto de nós, vem a lembrança de que falar Dela sem falar de seu filho não seria justo.

    Mas, para trazê-la para nossas vidas é necessário buscar e conhecer a Sua história. Este mês é dedicado à Bíblia, e qual o livro mais ideal para conhecer desde o "sim" de Maria até a Morte e Ressurreição de Jesus? E como Maria é mãe que acolhe; ensina e atende aos pedidos de seus filhos, vamos pedir a Ela que nos ajude a abrir as portas de nosso coração para a palavra de Deus.

    Virgem Maria, vós soubeste dizer "Sim" ao convite de Deus e que de coração aberto respondeste: "Faça-se em mim o anúncio do Anjo", ajuda-nos a sermos também disponíveis à vontade de Deus e a abrir-nos às necessidades de nossos irmãos.

    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    Assunção de Maria

    "Deus juntou todas as águas e fez os oceanos. Juntou todas as graças e fez Maria." (S. Luiz de Monfort).

    Amigos legionários, neste mês a igreja comemora a Assunção de Maria, vale lembrar que Maria foi elevada aos céus, quando acabaram seus dias aqui na terra. Isto é um "dogma", ou seja, uma verdade da fé que não podemos recusar ou ficar indiferentes. Maria foi toda pura, isent do pecado original, e como prêmio foi glorificada nos céus como Rainha do Céu e da Terra. Maria cumpriu o plano de Deus, e nós?
    Estamos fazendo de modo a merecer a glória do Céu? Podemos nos perguntar então qual é o plano de Deus na nossa vida. A resposta é clara e objetiva. "Portanto, santificai-vos, e sedes santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus." (Levítico 20,7), diz o Senhor.

    Olhemos para Maria e busquemos nela, modelo de santidade, um caminho fácil, rápido e perfeito para chegarmos até Jesus, que Ela nos revista de humildade, para nos apresentar a Seu Divino Filho.







    Salve Maria!

    domingo, 12 de agosto de 2012

    Mensagem aos Pais


    Ser pai é uma vocação! Exige entrega, sacrifício e renúncia. É doar-se a cada dia, pelo bem-estar da esposa e dos filhos. É ser motivo de orgulho para a família, não pelo que ele contribui materialmente, mas pelo seu papel na construção da família e da sociedade.

    O verdadeiro pai -biológico ou adotivo- é aquele que ama, cuida e educa para a liberdade com responsabilidade: é aquele que sempre está ao lado do filho, mas que sabe ser firme quando necessário; é aquele que mostra o caminho do bem pelo exemplo e pela palavra; é o amigo das horas alegres e difíceis.

    Parabéns a todos os pais!

    A eles, o nosso carinho, reconhecimento e gratidão. Aos que já não estão mais entre nós, nossas preces.

    sábado, 11 de agosto de 2012

    Para os internautas da Legião


    Estamos iniciando o mês de agosto, mês dedicado as vocações. Não seria este o momento de intensificar nossas orações em favor das vocações, e da nossa propria vocação de leigos e mensageiros da palavra de Deus?

    Também em agosto, dia 15, é o dia em que comemoramos a Assunção de Nossa Senhora.
    Muitos são os questionamentos sobre este fato, mas a igreja nos fala dos dogmas da fé, onde você acredita ou não acredita. No quinto mistério glorioso do rosário contemplamos a "Assunção de Nossa Senhora". Ela foi preservada da mancha do pecado original, é a mãe de Jesus, por isso nossa mãe, porque não acreditar?
    Que neste mês vocacional dediquemos nossas orações em favor das vocações sacerdotais e religiosas e da nossa própria vocação.
    Todos nós somos chamados por Deus.


    Salve Maria!


    Postado por Valdenice Marques Barbosa


    sexta-feira, 13 de julho de 2012

    São Pedro e São Paulo


    Solenidade de São Pedro e São Paulo
    "Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus."

    Celebramos dia 01/07 a festa das duas colunas da Igreja: São Pedro e São Paulo. Pedro: Simão responde pela fé dos seus irmãos (cf. Evangelho de Mateus 16,13-19). Por isso, Jesus lhe dá o nome de Pedro, que significa sua vocação de ser "pedra", rocha, para que o Senhor edifique sobre ele a comunidade daqueles que aderem a ele na fé. Pedro deverá dar firmeza aos seus irmãos (cf. Lc 22,23).

    Esta "nomeação" vai acompanhada de uma promessa infalível: as "portas" (que correspondem à cidade, reino) do inferno  (o poder do mal, da morte) não poderão nada contra a Santa Igreja de Cristo, que é uma realização do "Reino do Céu" (de Deus). Cristo lhe confia também "o poder das chaves", ou seja, o serviço de "mordomo" ou administrador de sua casa, de sua família, de sua comunidade ou cidade. Na medida em que a Igreja é a realização, provisória, parcial, do Reino de Deus, Pedro e seus sucessores, os Papas, são os administradores dessa parcela do Reino de Deus. Eles têm a última responsabilidade do serviço pastoral. Pedro sendo aquele que responde "pelos Doze", administra ou governa as responsabilidades da evangelização.
    E recebe, ainda, o poder de ligar e de se desligar, o poder de decisão, de obrigar ou deixar livre.

    Paulo aparece mais na qualidade de fundador carismático da Igreja. Sua vocação se dá na visão de Nosso Senhor Jesus Cristo no caminho de Damasco: de perseguidor, transforma-se em mensageiro de Cristo, "apóstolo", grande pedagogo da missão e da vida do Senhor. É Paulo que realiza, por excelência, a missão dos apóstolos de serem testemunhas do Ressuscitado até os confins da terra. As cartas de Timóteo, escritas da prisão de Roma, são a prova disso, pois Roma é a capital do mundo, o trampolim para o Evangelho se espalhar por todo o mundo civilizado daquele tempo. São Paulo é o apóstolo das nações.
    No fim da sua vida, pode oferecer uma vida como oferenda adequada a Deus, assim como ele ensinou. Como Pedro, Paulo experimentou Deus como Aquele que nos liberta da tribulação.

    Pedro e Paulo representam duas dimensões da vocação apostólica, diferentes, mas complementares. As duas foram necessárias, para que pudéssemos comemorar hoje os fundadores da Igreja Universal. Esta complementaridade dos carismas de Pedro e Paulo continua atual na Igreja de Cristo hoje: a responsabilidade institucional e criatividade missionária, responsabilidade de todos nós! Rezemos, pois, pelo nosso Santo Padre Bento XVI que para fiel a missão de ter o serviço da caridade de dirigir a Igreja de Cristo nos interpele para seguirmos a missão de Pedro e de Paulo para sermos testemunhas de Cristo no mundo.

    Amém!


    O Verbo, Paróquia de São José Esposo da virgem Maria, p.7, Ano 7, nº38, São Paulo, julho de 2012

    quarta-feira, 4 de julho de 2012

    Aniversariantes de Julho



    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


    • Maria Elizabeta Rabelo Viana - 02/07
    • Marcos Marques Barbosa - 07/07
    • Maria Luiza Paes Peixoto - 10/07
    • Rosinha Rodrigues - 23/07
    • Aurea Barros Santos - 26/07
    • Zelinda Rosalino Barros - 27/07
    • Alice Carmem Nano - 29/07
    • Maria Rosa Agena - 30/07



    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida


    terça-feira, 3 de julho de 2012

    Para os internautas da Legião de Maria

    Mês de julho, mês de férias, mês aparentemente sem algo muito importante e sem grandes acontecimentos. Mas, não para nós cristãos, que assumimos verdadeiramente o nosso batismo, que assumimos também o nosso amor pela palavra de Deus, e sabemos que a Bíblia nos mostra que quando somos ungidos pelo batismo, assumimos uma missão: a de ser misionários e profetas de Jesus. Em nossa fraqueza ficamos sem saber qual o caminho a seguir, e muitas vezes nos apegamos às devoções para nos ajudar em nossa caminhada. "Uma das devoções dos brasileiros é a de Maria, seja qual for seu título, pois ela é Aquela que trouxe o grande presente do céu: Jesus o filho de Deus."
    Entre as invocações à Maria, celebramos no mês de julho, dia 16, o Dia da Nossa Senhora do Carmo.

    Quando participamos do trabalho de uma pastoral temos que viver a disponibilidade de Maria, o seu "sim" e sua alegria em servir. Esse é o lema da Legião de Maria, que procura, com seu trabalho legionário, levar uma palavra de amor e carinho a todas as pessoas que visitamos. Queremos pedir a proteção de NossaSenhora, para que esse trabalho continue com a missão de evangelizar. Em oração pedimos a Maria, que foi a primeira mulher a receber o anúncio da vinda de Jesus, e a primeira evangelizadora a ajudar-nos a sermos mais fortes na fé e a cumprir o desejo de seu filho Jesus; o de fazer sempre a vontade do Pai.


    Salve Maria!


    Oração a Nossa Senhora do Carmo
    Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo!
    Vós que olhais com olhos de especial bondade a quem traz o vosso bendito escapulário,
    olhai-me benignamente e cobrí-me com o manto da vossa maternal proteção.
    Fortificai a minha fraqueza com o vosso poder,
    iluminai, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
    Ornai a minha alma com as graças e virtudes que a façam agradável a vosso Divino Filho e a Vós.
    Assistí-me durante a vida, consolai-me na morte com a vossa amável presença
    e apresentai-me à augustíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado,
    para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso.
    Assim seja.

    Novena de Nossa Senhora do Carmo da paróquia de São Sebastião em RS

    Comemora-se o dia dos Avôs e Avós em 26 de Julho. Esse dia foi escolhido porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.


    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    quarta-feira, 27 de junho de 2012

    Notícia


    No dia 25 de junho de 2012, durante a reunião semanal da Legião de Maria na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Marina Lourdes Moretti dos Santos fez o seu compromisso legionário e recebeu a benção do nosso querido Pe. Nadir Sérgio Granzotto tornando-se membro da Legião de Maria.


    SALVE MARIA!

    domingo, 3 de junho de 2012

    Aniversariantes de Junho


    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.

    • Maria de Lourdes Castro Miranda - 07/06
    • Ana Maria de Jesus - 15/06
    • Ana Rosa Perazzollo - 16/06
    • Hilda Leonel Keller - 21/06
    • Maria de Fátima A. Almeida - 24/06
    • Sueli Gouveia - 28/06
    • Terezinha - 28/06


      Salve Maria!




      Postado por Marli Trindade Leal de Almeida

    sábado, 2 de junho de 2012

    Imaculado Coração de Maria

    A devoção ao Coração Imaculado de Maria é tão antiga como a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela surgiu com os membros de várias confrarias do Rosário que tinham o costume de dedicar quinze sábados seguidos à Rainha do Santíssimo Rosário. Isto mostra quão unido está o Coração Imaculado de Maria ao Sagrado Coração de Jesus, seu filho e Nosso Senhor. Assim os dois corações são inseparáveis, pois onde está um está também o outro, tornando-se assim a Mãe coredentora da humanidade.

    De acordo com o legado dos pastorinhos de Fátima, foi Nossa Senhora quem, depois de mostrar a visão do inferno a Lúcia, Jacinta e Francisco, lhes revelou o "Segredo". Contava a Irmã Lúcia que: para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração. O objetivo único desta devoção ao Imaculado Coração de Maria é a salvação das almas e a conquista da paz.

    A Festa do Imaculado Coração de Maria sugere o louvor e ação de graças ao Senhor por nos haver dado uma Mãe tão poderosa e misericordiosa, à qual nós podemos dirigir confiantemente em qualquer necessidade. Inspira também que conduzamos uma vida segundo o coração de Deus e que peçamos à Virgem Santa a chama de uma ardente caridade.





    --, Imaculado Coração, O Verbo, São Paulo, Ano 4, nº 37, p.6, Junho de 2012.

    sexta-feira, 1 de junho de 2012

    Sagrado Coração de Jesus













    O Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade do Corpus Christi. A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque que teve revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Jesus apareceu-lhe numerosas vezes de 1673 atá 1675.

    Dos seus colóquios com Nosso Senhor distinguem-se classicamente 12 promessas:

    1. A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração;
    2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias;
    3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias;
    4. Eu os consolarei em todas as suas aflições;
    5. Serei seu refúgio seguro na vida, e na hora da morte;
    6. Lançarei bençãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos;
    7. Os pecadores encontrarão em meu coração fonte inesgotável de misericórdias;
    8. As almas tíbias se tornarão fervorosas, subirão em pouco tempo a uma alta perfeição;
    9. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente esta devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos;
    10. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes inscritos para sempre no meu coração;
    11. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.





    --, Sagrado Coração, O Verbo, São Paulo, Ano 4, nº 37, p.6, Junho de 2012.

    quarta-feira, 30 de maio de 2012

    Mãe Peregrina

    A Legião de Maria no dia 26 de maio homenageou a Mãe Peregrina na Catedral da Sé. A imagem que veio de Portugal...
    Eis alguns momentos:











    quinta-feira, 17 de maio de 2012

    Uma oração cheia de amor e devoção à Nossa Senhora


    A Maria, distribuidora das graças.
    Maria é o tesouro do Senhor e a tesoureira das suas graças!
    Ela enriquece superabundantemente os seus servos com dons espirituais.

    Oração

    "Ó Rainha e Mãe de Misericórdia, é realmente com liberalidade duma Rainha e amor mais amável das mães que dispensais as graças a todos os que a vós recorrem.

    Hoje, pois, me recomendo a vós, despojado qual sou de méritos e virtudes, e por isso insolvente para com a Justiça Divina.

    Ó Maria, tendes a chave do tesouro das divinas misericórdias: lembrai-vos da minha pobreza e não me abandoneis numa tão grande penúria.

    Sois tão pródiga com todos, e acostumada a dar mais do que vos pedem: mostrai a mesma generosidade a meu respeito.

    Ó Mãe de misericórdia, bem o sei, é para vós prazer e glória ajudar os mais miseráveis, e podeis ajudá-los enquanto não se obstinam no mal; pecador me confesso, mas, longe de mim obstinar, quero mudar de vida!

    Podeis então me socorrer; socorrei-me e salvai-me.

    Hoje me ponho inteiramente entre as vossas mãos: dizei-me o que devo fazer para agradar a Deus, tenho a votade de fazê-lo, e espero escutá-lo com o vosso socorro, ó Maria, minha Mãe, a minha Luz, a minha consolação, o meu refúgio, a minha esperança."

    Amém


    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    domingo, 13 de maio de 2012

    Oração pelas Mães


    Louvado sejas, meu Senhor, pelas mães. Pela mãe de cada um de nós, por tua mãe, Maria de Nazaré, que quiseste que também fosse nossa mãe; por todas as mães, as vivas e as falecidas.

    Louvado sejas, meu Senhor, pelas mães pobres ou doentes, pelas mães sobrecarregadas pelo trabalho, no emprego ou em casa; pelas mães doadoras de muitas vidas; pelas mães não amadas por seus filhos; pelas mães solteiras e pelas que morreram ao darem à luz uma vida nova.

    Louvado sejas, meu Senhor, pela dedicação que cada um de nós recebeu de sua mãe; pela doação de todas as mães a seus filhos.

    Louvado sejas, meu Senhor, porque pelo amor das mães revelas o rosto materno de teu amor a todos os homens.


    Amém



    (Da tradição Portuguesa)

    segunda-feira, 7 de maio de 2012

    Amarás o teu próximo como a ti mesmo

    Amarás o teu próximo como a ti mesmo
    (Mt 22, 39; cf. Rm 13, 8-10) 

    Amar o próximo “como eu me amo” é realmente o primeiro passo na escola do Amor. Por outro lado, “amar a si mesmo” não é nada fácil, como nos ajudou a compreender Pe. Antonello.

    Amar-se de verdade é um caminho e um desafio contínuo em nossa vida, uma profunda exigência de vida: “Faze isso e viverás!” (cf. Lc 10,28) diz Jesus ao legista no começo da parábola do Bom Samaritano. Um certo psicólogo, Marxwell Maltz, diz que o amor a si mesmo é uma das normas mais higiênicas e essenciais da saúde psicológica e do equilíbrio emocional, pois o homem age segundo a imagem que tem de si.

    Para nós cristãos, porém, o amor a nós mesmos não é só isso, nem é algo regido por nosso arbítrio, é um mandamento! Quem não ama a si mesmo não reconhece o Amor que Deus tem por ele e se coloca numa atitude de revolta contra Deus. Não amar-se, não aceitar-se é como dizer que Ele errou ao nos criar assim como somos, é não reconhecer e não acolher Seu Amor por nós; é como por uma trava no amor para com Deus e com o próximo, pois é a experiência do amor de Deus que nos habita, que nos impulsiona a amar o próximo.
    “Amados, se Deus assim nos amou, devemos nós também amarmos uns aos outros” (1 Jo 4, 11).

    “Amarás a teu próximo como a ti mesmo.”

    Às vezes, uma errada interpretação da palavra “Amor” nos leva a pensar que o amor a si mesmo seja egoísmo e, por isso, pecado. De fato, o “amor” é um dos termos mais equivocados, pois o inimigo procura de toda forma deturpar, profanar o amor para agredir Deus pois, “Deus é Amor” (1 Jo 4, 8b).

    O Pe. Paulo Ricardo, em seu livro “Um olhar que cura”1 (de quem aconselhamos a leitura) diz que o amor por si mesmo (amor próprio) é, primeiramente, positivo e trata-se de uma “virtude” – se Deus nos amou e somos seus filhos, filhos amados, somos bons! E mesmo que pecamos, que estejamos doentes, Ele não nos abandona, pois enviou seu Filho Unigênito que morreu para nos salvar. Somo preciosos para Deus! Valemos o seu sangue! Como diz S. Pedro, não fomos resgatados por ouro ou prata, mas pelo seu sangue precioso (cf. Pd. 1, 18-19) e, feitos à imagem de Deus somos “santos” porque Ele é santo (cf. 1 Pd 1,15).

    Mesmo quando pecamos, “a parábola do Filho Pródigo revela um Pai que valoriza mais a pessoa que erra do que os erros que ela comete [...] que não abandona quem dele Dele desiste” 2. Augusto Cury, um dos autores mais lidos de nosso tempo e caríssimo amigo nosso, freqüentemente repete que Deus tem um romance de amor com cada homem único e irrepetível no céu da existência e que por isso precisamos ter “um caso de amor conosco mesmos” 3. Muitas vezes somos carrascos de nós mesmos e, por isso, duros, tristes, irritados com os outros.

    Precisamos compreender-nos a nós mesmos, acolher-nos nos nossos dons e limites “abraçarmo-nos mais” como um projeto maravilhoso do Pai que nos chama a descobrir nossa essência, nossa missão mais profunda, que nos chama a um êxodo contínuo de tudo que nos rouba de nós mesmos, de tudo que nos impede de “sermos Amor”. Precisamos compreender que nossa vida é uma viagem, um contínuo recomeçar, um colocarmo-nos apaixonadamente em caminho, sem desanimar nas quedas, reconhecendo nossos limites e os limites dos outros, como ocasião de crescimento na humildade, no amor, na purificação necessária para tornarmo-nos o que somos em nossa essência! “Desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou” (1 Jo 3, 2a).

    “Amarás a teu próximo como a ti mesmo.”

    Amar a si mesmo inclui, por isso, a luta ao pecado cujo salário é a morte, a desfiguração da nossa beleza mais profunda, a destruição da vida plena de nosso ser. Precisa então fugir do “falso amor de nós mesmos”4 que é a raiz de toda nossa doença espiritual. Trata-se do “amor a si contra si” como acontece com o caminho de todos os vícios. O homem imoral procura na luxúria, na prostituição a própria felicidade enganando-se na busca de um falso “amor de si” que na sua realidade gera destruição do próprio equilíbrio afetivo, dos relacionamentos familiares no adultério, do autocontrole nos seus instintos levando-o à escravidão dos vícios, à perda da vida de graça e da comunhão com Deus e com os irmãos, fechando-o numa angustiante solidão que é antecipação do inferno do eu fechado no eu, incapaz de encontrar o amor que busca e pelo qual foi criado. Expressa muito bem este engano diabólico o Santo Padre Bento XVI falando aos jovens que procuram a própria felicidade onde a felicidade termina de existir.


    “Amarás a teu próximo como a ti mesmo.”

    Como viver então esta Palavra?

    Buscando tudo o que nos permite crescer no Amor. “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que
    é verdadeiro, nobre, puro, justo, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor, então o Deus da Paz estará convosco!” (Fil 4, 8.9b)

    Procuremos “doarmo-nos” o tempo necessário para “saborear” o Amor de Deus que nos alcança através da providência, da vida, das circunstâncias, da natureza. Procuremos contemplar sua Palavra, suas maravilhas, sua presença nos irmãos que encontramos. Procuremos crescer em conhecimento, capacidade, dons, desenterrando os talentos que muitas vezes ficam enterrados em nós, “perdendo tempo” para amar, descansar no amor da família, na alegria das amizades verdadeiras, estreitando novos laços de comunhão, cuidando da harmonia do lar, de um prato bem preparado, sabendo agradecer os tantos dons de Deus, “olhai as aves do céu, os lírios dos campos, não valei vós mais do que eles?” (Mt 6, 25ss).


    1 Azevedo Jr, Pe. Paulo Ricardo de. “Um olhar que cura”, p.88 ss. São Paulo: Ed. Canção Nova, 2008
    2 Cury, Augusto. “Os segredos do Pai-Nosso: A solidão de Deus”, p.26. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
    3 Cury, Augusto...
    4 Ibdem 1, p.20

    Pe. João Henrique

















    sexta-feira, 4 de maio de 2012

    Para os internautas da Legião de Maria

    Maio, mês em que procuramos ficar mais perto do coração de Maria, como se precisasemos de um mês para recorrer a Ela. Pois, como mãe de Jesus e nossa Mãe, está sempre a nos proteger. Por isso, queremos aos Vossos pés, Ó Virgem Imaculada! Convosco nos alegrar, porque desde a eternidade fostes eleita Mãe do Verbo Eterno e preservada da culpa original.

    Dou graças à Santíssima Trindade, que nos enriqueceu com este privilégio em vossa conceição Imaculada.
    Maria é como um lírio que brota no jardim de cada coração.

    Também não podíamos deixar de dizer que quando Deus quis demostrar o seu amor para conosco, colocou na terra alguns seres especiais, para que nos amassem, cuidassem de nós e nos protegessem. Algumas pessoas chamam esses seres de Anjos, mas eu as chamo de Mães. Sim, as mães com sua presença amiga e forte, nos apoiando nos momentos mais difíceis, seu amor constante, sua paciência sem limites. Enfim, todas essas e muitas outras virtudes tão presentes em todas elas, e que as tornam especiais, preciosas e muito queridas por todos nós!

    Parabens a TODAS as Mães!!

    Aproveitamos para convidar a todos a participarem do terço em homenagem a Nossa Senhora no mês de maio, todas as quartas feiras, na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, as 15hs.

    Salve Maria!


    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    quinta-feira, 5 de abril de 2012

    Para os internautas da Legião de Maria


    Quantas pessoas suspiram sob o peso das circunstâncias de suas vidas; quantas desejam um novo começo. Para isso Jesus nos diz: "venham a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mt 11, 28). E chegando ao fim da Quaresma, onde nos preparamos para a Páscoa que nos convida a uma renovação de vida, a um renascimento em Jesus Cristo, é que alcançaremos este recomeço. E renascendo em Cristo, devemos evangelizar e anunciar sua boa nova. Agradecer pelo dom da vida, pelo alimento em nossas mesas, por nossa saúde, que estamos tendo consciência de sua importância e por todas as graças obtidas.
    Vamos viver em Cristo todos os dias da Semana Santa e todos os outros dias do ano.
    Paz de Cristo e a intercessão de Maria. Quanto mais paramos para meditar sobre a grandiosidade de Maria, mais nos encantamos com seu grande amor de Mãe.
    Estamos vivendo o tempo da Quaresma, estamos na Semana Santa, tempo esse, que nos leva a meditar sobre a Paixão e Morte de Jesus. Ai vem a presença firme de Maria ao pé da Cruz, junto a seu filho.
    Em João (19, 26-27), Jesus ainda lança seu olhar para sua mãe, que estava ao lado de João e diz: "Mulher, eis aí teu filho" e depois disse a João: "eis aí tua mãe". E dessa hora em diante o discípulo a recebeu em suacassa. Por isso não podemos ter dúvidas em recebermos a Mãe Dolorosa em nossas casas, pois é com a intercessão Dela, junto a seu filho, que chegaremos a bendizer e louvá-la como a Mãe das Graças, que muitas vezes deixamos de meditar e conhecer mais intimamente.
    Essa mãe que nos ama e quer que todos os seus filhos sejam felizes.

    Feliz Páscoa com Jesus e Maria para todos os internautas.


    Salve Maria!!




    Postado por Valdenice Marques Barbosa

    quarta-feira, 4 de abril de 2012

    Amar por Primeiro

    “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

    (Mt 22, 39; cf. Rm 13, 8-10)

    Estamos vendo como, para poder progredir para um amor perfeito, o primeiro passo é amar o outro como eu me amo. É preciso conhecer-se no profundo do coração, conhecer os próprios limites, feridas, dons, capacidade. Tudo isso exige um caminho, porque não é nada fácil se conhecer e se amar.

    Tantas vezes lutamos e ficamos com raiva de nós mesmos por saber por que temos determinadas reações e comportamentos, que nos deixam de boca aberta. Acontece também de nos sentirmos tão difíceis, tão complicados, que desistimos de tudo, embora seja forte o desejo e a necessidade ir além dos nossos erros e feridas interiores. Quantas pessoas encontramos deprimidas, esgotadas, que não se aceitam, chegando ao limite de se rejeitar e procurar compensações na droga, álcool, sexo depravado e, no final, caem ainda mais, chegando ao fundo do poço, abandonando-se em um nada que leva à morte?

    Creio que todos nós temos esta experiência devido ao tipo de vocação-carisma de cuidar dos últimos, pequeninos, pobres, abandonados, que Deus nos deu. Quantos deles chegaram ao limite da morte física e espiritual porque não se aceitaram, sentindo-se fracassados na vida familiar, no trabalho, nos relacionamentos com os outros. Decidiram se matar, matar o seu próprio ser, se esconder numa vida “de lado”, “de esquina”, tendo na mão uma pedra de crack, uma garrafa de álcool ou jogando-se num barzinho fétido com uma garrafa de cerveja na geladeira pronta para uso.

    Amar a si mesmo não é nada fácil, exige uma escolha pessoal constante, tendo a coragem ir além dos próprios fracassos, lutando contra muitas dificuldades e imprevistos, às vezes com fantasmas desconhecidos que habitam o próprio inconsciente. Lutando sem ver resultados, sentindo-se fraco, sem forças, procurando alguma coisa que o convença a desistir da luta, tornando-se um nada, vencido, não se reconhecendo, nem reconhecendo os outros e Deus.

    Aqui nasce uma realidade terrível: temos medo de nós mesmos, das nossas reações incontroláveis… temos medo por nós mesmos. É o medo de perder a identidade, de não saber mais quem somos. Sentimo-nos ameaçados no mais profundo pelas próprias forças demoníacas que habitam nosso inconsciente. Parece que tudo e todos que vivem ao redor são e vivem somente pensando modos de como nos destruir. A situação, assim, se torna sem retorno e tudo leva ao pânico, à autodestruição.

    Jesus é totalmente contrário a estes pensamentos destruidores. Ele nos diz para amarmos os outros, mas, primeiramente, amar-se a si mesmo. Ele acredita em nós e vai além das feridas, pesadelos, limites, dificuldades. Repito: ele acredita em nós! Tem confiança na nossa pessoa e nos responde dizendo-nos que quem não perder a sua vida por Ele não é digno d’Ele. Ele nos pede para amarmos a nós mesmos, encontrando-nos no outro e, sobretudo, n’Ele, que é o Outro por excelência.

    A chave, então, é esta: eu me encontro, eu me amo, eu me conheço se amo e não espero nada dos outros. Eu tenho todas as capacidades e dons recebidos de Deus na minha natureza para amar-me e amar os outros e descubro estas capacidades somente se me amo por primeiro e se a minha vida é dada exclusivamente para os outros. O segredo para viver o primeiro grão do amor, que é amar os outros como eu me amo, passa por esta escolha: amar por primeiro. Eu me amo acreditando que tenho em mim mesmo todas as forças, capacidades, para amar-me e amar sem medida os outros.

    Este passo é bem concreto e real. Por exemplo: se uma pessoa me calunia, eu decido amá-la primeiro. Outra pessoa tenta me afastar de um amigo, eu a amo por primeiro e faço de tudo para ser a chave da reconciliação entre todos. Acontecendo uma situação onde não se vive o perdão na fraternidade, no grupo Arco-Íris, no Talita Kum, nos grupos de casais, eu sou o primeiro que se move para procurar a reconciliação, o diálogo, a compreensão, a descoberta e destruição das coisas confusas que criam ruptura. Não espero que o outro me procure ou procure ser ele o reconciliador, eu faço de tudo para amá-lo primeiro.

    Estes dias, eu estava com um pai. Havia mais de um ano que não falava com a filha. Ela chegou até a colocá-lo na Justiça para receber dinheiro dele. A situação parecia sem volta e a menina projetava outros motivos contra o pai. Eu, que olhava “de fora”, percebi claramente que a revolta contra o pai era devida a uma necessidade escondida, profunda, de querer o pai de volta para ela e, não podendo tê-lo, isto estava se transformando em ódio violento. O sentimento de um pai é sempre, no fundo, o amor para os filhos, não tem jeito!

    O pai decidiu perdoá-la e dar o passo de reconciliação primeiro, sem esperar o amor da filha. Difícil, humanamente falando, porque significava, para o pai, se abaixar e permitir à filha pensar que somente ele errou, fazendo da filha uma heroína destruída pelo desamor do pai. Ainda assim, ele decidiu dar o passo sem esperar uma resposta positiva da filha. Somente amar!

    O resultado foi um abraço recíproco e, hoje, recebe todo dia um telefonema da filha, que se preocupa com a saúde e o dia-a-dia do pai. Este pai descobriu que para amar a filha precisava acreditar em si mesmo. Ele se deu conta de cancelar, se esquecer do mal que a filha fez contra ele. Ele se amou a si mesmo, nas suas capacidades, dons, valores mais altos que um ódio sem fim, que leva à morte, e amou sem querer resposta da filha. A resposta chegou porque ele amou primeiro.

    Devemos acreditar que nada vale guardar mágoas ou pensar e se convencer, com raiva, que “somente eu tenho razão”. Não é nada disso. Na vida em Jesus não é assim. Devo ser eu a compreender que recebi de Deus o dom de amar, indo além das dificuldades pessoais e alheias. De Jesus compreendemos que o mundo pode mudar somente se vivemos o primeiro grau do amor: “ama os outros como amas a ti mesmo!”. Faça esta escolha: ame-se, amando por primeiro. Tire o orgulho, a vaidade, a soberba do seu ser para, humildemente, amar sempre sem esperar nada dos outros.

    Este é o caminho da santidade, do verdadeiro amor, que não pretende, mas… ama! Ama a si mesmo amando os outros sem limites, sempre sendo o primeiro, mais rápido, intuitivo, imediato no amor e nas escolhas. Irá fazer o outro feliz e você estará realizado como pessoa. Que na sua vida os outros possam dizer, olhando-o: é uma pessoa realizada na vida. Sempre sorridente, sempre disponível, sempre atento, sempre o primeiro, sempre esquecido dele mesmo, sempre seguro, com resposta sábia e profunda. Um homem, uma mulher, de Deus que se ama e cuida do caminho de santidade dele mesmo.

    Possa você tornar-se um exemplo para os outros porque decidiu amar e amar sempre, sem parar em nenhuma dificuldade pessoal e alheia. Você pode! É somente acreditar naquilo que Jesus lhe propõe: “ama os outros como te amas!”.

    Finalizando, digo com força: decida-se a amar aquilo que o Jesus lhe oferece, seja o primeiro de todos. Sim, seja o primeiro, sem esperar a resposta dos outros.

    “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

    (Mt 22, 39; cf. Rm 13, 8-10)
     
     
    Pe. Antonello Cadeddu
     
     
    Texto copiado de www.misericordia.com.br

    segunda-feira, 2 de abril de 2012

    Aniversariantes de Abril


    Legião de Maria da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres vem cumprimentá-lo(a) pela passagem de seu aniversário, desejando que a Virgem Maria o(a) cubra de bençãos e a proteção divina esteja sempre presente em sua família.


    • Olímpia Segantini - 05/04
    • Aparecida Maria dos Santos - 08/04
    • Aparecida Gouveia - 10/04
    • Alcilene de Souza - 12/04
    • Celestina Esteves - 13/04
    • Maria Elza Cordeiro - 13/04
    • Maria Helena - 24/04
    • Ivani Rodrigues - 26/04
    • Sonia Maria Bernardo - 26/04
    • Maria Veronica de LaVehia - 29/04


    Salve Maria!




    Postado por Marli Trindade Leal de Almeida



    quinta-feira, 15 de março de 2012

    Anunciação do Senhor

    Em 25 de março a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus.
    O Verbo Divino que assume nossa natureza humana.

    Com alegria contemplamos o mistério de Deus, Todo-poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor: "o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Não temas Maria, conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus'. Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem?' Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1.26-38).

    Sendo assim, esse é o dia de proclamarmos: "E o verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). Cumprindo desta maneira a profecia de Isaias: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal; uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará: Deus Conosco" (Is 7,14).

    Dada a importância da devoção a Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagram, todos os anos, individual e coletivamente, à Nossa Senhora, no dia 25 de março numa cerimônia que tem o nome Acies.
    Convidamos a todos os leitores deste blog da Legião de Maria a participar desta festa. Data importantíssima para nós legionários, no Santuário Nossa Senhora da Salette. -rua Dr. Zuquim 1746, Santana, SP- às 14h.
    Quem estiver fora dessa região e quiser participar, informe-se na sua paróquia com os legionários, onde e quando será realizada a Festa do Acies na sua região.
    Esperamos vocês!

    Legião de Maria, Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres.
    Parada Inglesa, São Paulo, SP

    Salve Maria!

    terça-feira, 13 de março de 2012

    José o obediente de Deus

    "E agora José?"
    Quem já não ouviu ou não usou a expressão do poeta mineiro? É lembrada facilmente nas situações confusas e complicadas da vida. Revela a perplexidade ou a angústia perante os "nós" ou dúvidas existenciais!

    O José da Bíblia passou por isso antes do poeta. Um dia a "luz apagou" na vida deste José. A gravidez de Maria, sua noiva, lhe é inexplicável. Fica abismado, mas está cônscio da presença de Deus nela e tem certeza de sua honestidade. Não a quer difamar. Resolve ir para longe, correndo o risco de ser ele o difamado.
    José não diz palavra.
    E quando o anjo lhe esclarece a situação, simplesmente a leva para casa como esposa. Maria dá a luz o filho que ele não gerou, mas é ele quem lhe dá o nome.

    É imperioso considerar a obediência de São José à vontade de Deus como inseparável da obediência ao Senhor, o jovem casal vivia um amor inimaginável e acima de todos os sentimentos comuns.

    O Papa João Paulo II escreveu: "José, obediente ao Espírito, encontra precisamente nele a fonte do amor, do seu amor esponsal de homem. E este amor foi maior do que aquele 'homem justo' poderia esperar segundo a medida do seu próprio coração" (15.8.1989).

    Biografia ele, José, não teve. Não foi poeta. Não se sabe com certeza histórica onde e quando nasceu, nem onde e quando morreu. No entanto, no mundo inteiro e em todos os séculos e culturas, o seu é um dos nomes mais comuns em todas as línguas. Isto porque a figura e a missão de São José na vida e no mistério de Cristo são marcadas por sua obediência pronta e total ao querer divino.

    Ele cooperou com o mistério da Encarnação desde o matrimônio com Maria. Ela foi instrumento direto e físico gerado de sua carne o Verbo. José foi instrumento indireto e moral, por consentir num casamento virginal e por integrar a Sagrada Família.

    Criou a indispensável condição para manter, visibilizar e proteger a dignidade da gravidez da esposa e a educação do Jesus menino e adolescente no meio social. Torna-se mesmo impossível fazer uma reflexão teológica sobre a Encarnação do Verbo de Deus, excluíndo a pessoa do pai nutrício de Jesus.
    É-nos difícil imaginar como Maria e José puderam passar e suportar todas as provações decorrentes da compreensão do mistério do Salvador. Por exemplo: o nascimento em Belém, a fuga para o Egíto, a perda no Templo, a rejeição e o ódio das autoridades, a própria incompreensão dos discípulos.

    Tudo lembrava a "espada de dor cortando o coração", profetizada por Simeão na apresentação do recém-nascido Jesus no Templo. Osdois sempre unidos na obediência a Deus: Maria, a virgem do "faça-se a sua vontade", e José, o justo por obediência. Ela e ele viveram a perfeição dessa virtude. Sem dúvida ensinaram Jesus a obedecer na vida em Nazaré, e aprenderam dele a mesma coisa: "Não sabeis que devo me ocupar das coisas do Pai?" (Lc 2,40).



    Texto originalmente publicado na revista de Aparecida - Campanha dos devotos.

    segunda-feira, 5 de março de 2012

    Festa do Acies!

    No dia 25 de março de 2012, no Santuário N.S. da Salette (rua Dr. Zuquim, 1746 - Santana) haverá a Festa do Acies as 14h.
    E, também no mesmo dia, as 16h, será celebrada missa.

    Fraternidade e a Saúde Pública

    A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo. A Campanha da Fraternidade, celebrada na Quaresma, intensifica o convite à conversão a Cristo e seu Evangelho.

    A Campanha da Fraternidade contribui incisivamente para que o processode conversão ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho. Neste ano, o tema proposto é "Fraternidade e a Saúde Pública", com o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8). Deseja assim sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidade e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas e a saúde integral das pessoas há muito tempo vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicadora da população brasileira, no campo das políticas públicas. O SUS (Sistema Único de Saúde) não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços.

    O objetivo geral da CF-2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

    Objetivos específicos da CF-2012:

    •  Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
    • Sensibilizara as pessoas para o serviço de enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
    • Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
    • Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios;
    • Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
    • Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

    Fonte: Trechos da Introdução do Texto-base da CF-2012


    Oração da Campanha da Fraternidade 2012
    Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
    Enviai-nos Senhor, o Vosso Espírito Santo. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermedades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.
    Amém.